Topo

Palmeiras

VAR às avessas: Palmeiras resolve ataque e afasta polêmicas no Paulista

Do UOL, em São Paulo

27/03/2019 04h00

Depois de passar os últimos dias imerso na polêmica do VAR do jogo de ida contra o Novorizontino pelo Campeonato Paulista, no qual reclamou de um toque de mão não marcado no gol da equipe do interior, o Palmeiras afastou o incômodo da melhor maneira possível ao atropelar o adversário por 5 a 0 ontem à noite, no Pacaembu, na partida da volta, e se garantir na semifinal. De quebra, além da eficiência ofensiva que não vinha aparecendo, o time teve dois pênaltis marcados a seu favor com o auxílio da tecnologia.

Na primeira penalidade, marcada por um toque de mão do zagueiro, o árbitro foi até o vídeo rever o lance e mudou sua marcação inicial. Já na segunda, por uma falta em Deyverson na risca da área, ele esperou a confirmação do árbitro de vídeo para confirmar a decisão. Gustavo Scarpa e Dudu converteram as cobranças.

Ao contrário do final de semana, pouco se falou sobre árbitro de vídeo depois da partida. Isso porque, além das marcações favoráveis, o Palmeiras jogou bem como há muito não fazia: criou jogadas, circulou bem a bola, usou menos a ligação direta e controlou facilmente o Novorizontino. O placar foi sendo construído naturalmente, com muito aproveitamento das chances.

O primeiro pênalti: gol de Scarpa

O segundo pênalti: gol de Dudu

Nas redes sociais, a torcida comemorou o grande desempenho e a "ajuda" do VAR:

Mas também teve quem nem assim ficou satisfeito...

Ataque volta a resolver

Goulart comemora - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Fazia três jogos que o Palmeiras não conseguia fazer mais de um gol. A última vez havia sido em 12 de março, nos 3 a 0 sobre o Melgar pela Libertadores. Depois, vieram vitórias por 1 a 0 sobre São Paulo e Ponte Preta, além do empate por 1 a 1 com o Novorizontino no jogo de ida das quartas do Paulista. A goleada de ontem foi o resultado mais elástico de Luiz Felipe Scolari desde seu retorno ao Verdão.

"Se formos contar, não tivemos tantas chances assim como tivemos em outros jogos. Tivemos um grande aproveitamento na bola parada. Fizemos cinco gols, mas se contar bem, tivemos umas sete chances. Foi um aproveitamento fantástico. No outro jogo tivemos quatro chances e fizemos um. É o aproveitamento que faz a diferença. Eles trabalham para isso, mas às vezes não acontece durante o jogo. Eu acho que eles aproveitaram bem demais hoje, por isso esse número expressivo de gols", analisou Felipão.

PVC: bola parada fundamental

Polêmica ainda pode voltar?

Felipe Melo comemora - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Apesar de o Palmeiras ter falado pouco sobre o VAR, o mesmo não se pode dizer dos torcedores rivais. Em um lance de bola na área do alviverde, o volante Felipe Melo foi acusado de ter tentado agredir um jogador do Novorizontino fora da jogada. O árbitro de campo não viu nada e o recurso do vídeo também não foi acionado, mas nas redes houve reclamação dos adversários.

E para você, quem fez o ataque do Palmeiras deslanchar?

Quem foi o destaque do ataque do Palmeiras nos 5 a 0?

Resultado parcial

Total de 1222 votos
8,02%
7,61%
70,62%
13,75%

Palmeiras