Topo

Clubes pedem punição, e Cruzeiro nega aliciamento de jovem ex-América-MG

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

28/03/2019 14h15

O Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) enviou uma carta à organização da Nike Premier Cup para repudiar a atitude do Cruzeiro referente às categorias de base. O campeonato é realizado anualmente no primeiro semestre, e o clube celeste é acusado de aliciamento do jogador Vítor Roque, de 14 anos, prática negada pela diretoria celeste.

A acusação de aliciamento parte do rival do Cruzeiro, o América-MG, e foi antecipada pelo portal Superesportes no último final de semana. Vítor Roque fazia parte do plantel americano, mas passou a treinar no Cruzeiro a partir deste mês, quando completou 14 anos, idade mínima para assinar um contrato. O UOL teve acesso à carta de repúdio feita pelo MCFBB depois de acionado pelo América-MG.

"...o MCFBB vem manifestar nosso desprezo pela conduta adotada pelo Cruzeiro EC que desconsiderou o América FC (MG) ao receber um de seus atletas na Toca da Raposa. Mesmo após ser informado pela diretoria do MCFFB que isso estava configurado como 'aliciamento e roubo' de atleta, a diretoria do Cruzeiro EC se manifestou comunicando que permaneceria com o atleta sem que houvesse qualquer acordo ou contato com o América FC".

A carta ainda cita que, caso o Cruzeiro participe da Nike Premier Cup 2019, "muitos dos clubes convidados pela organização declinarão do convite". Um eventual boicote do Cruzeiro não seria algo inédito, já que o Athletico-PR e o Vasco já foram desconvidados a participarem de competições da base pelo mesmo motivo.

Vítor terminou o ano passado como vice-campeão mineiro sub-14 pelo América-MG. Apesar do segundo lugar, o atacante terminou a competição como artilheiro, marcando oito gols.

Só após o contato com a reportagem, Guilherme Cruz, superintendente de futebol da base do Cruzeiro, alegou ter tomado conhecimento da carta de repúdio. Segundo o diretor, o jogador não tinha mais vínculo com o América-MG e chegou ao Cruzeiro depois de ser avaliado e aprovado em uma peneira.

"Estou sabendo disso (carta de repúdio) por você. Mas o Cruzeiro está tranquilo em relação a essa situação, porque o América teve o atleta, que passou por uma avaliação no Cruzeiro. O Cruzeiro não fez nada sobre aliciamento do atleta. Se o América quer fazer alguma reclamação, tem que ser sobre o atleta", iniciou Guilherme, alegando que o atacante não tinha mais nenhum vínculo com o rival.

"Exatamente (o atleta não tinha mais vínculo com o América), quando ele foi ao Cruzeiro, ele passou por um período de avaliação, o que as pessoas falam que é uma peneirada. Ele passou por um teste na verdade. O América está tentando colocar o Cruzeiro em uma posição de constrangimento que não vai conseguir", concluiu.