Topo

Corinthians

Corinthians se adapta a padrão de sofrer com menores e crescer em clássicos

Siga o UOL Esporte no

Arthur Sandes, Flávio Latif e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo

28/03/2019 04h00

É uma espécie de tradição perigosa no Parque São Jorge em 2019: o Corinthians passa aperto contra os times considerados pequenos e joga a vida nos clássicos e decisões que disputa. Ontem, na Arena, o Alvinegro sofreu muito contra a Ferroviária e só se classificou às semifinais do Campeonato Paulista nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal; agora espera vir forte para o duelo contra o Santos - como aconteceu em todo clássico na atual temporada.

A postura corintiana em jogos grandes é de "faca nos dentes". Não à toa Carille tem um baita retrospecto nas duas passagens pelo time alvinegro neste tipo de duelo. Ele perdeu só três dos 24 clássicos que disputou no Corinthians: parece que quanto mais importante a partida, melhor o time joga. Já contra os pequenos o desempenho tem sido questionável e as vitórias, no fio da navalha. A "sorte" é que agora só sobraram grandes no Paulistão, e a defesa do bicampeonato se dará nos moldes que o Alvinegro gosta.

"Todo o mundo quer mostrar seu valor contra o Corinthians, quer tentar tirar uma casquinha. Nós temos que valorizar o que conquistamos: quatro mata-matas, e conseguimos classificar", exalta Vagner Love, referindo-se às classificações contra Ferroviário-CE e Avenida-RS, na Copa do Brasil; Racing (ARG) na Sul-Americana; e agora Ferroviária.

Os rivais que se cuidem?

É palpável a diferença nas atuações nos clássicos deste ano em comparação aos jogos contra times menos expressivos. Para cada vez que o time sofre contra Ferroviário-CE, Avenida-RS ou São Bento, há uma apresentação elogiável contra Santos, Palmeiras ou São Paulo. O torcedor já percebeu, é claro, e agora se empolga com a reta final do Estadual.

Carille faz Clayson renascer na hora certa

Um dos destaques do Corinthians de Carille em 2017, o atacante Clayson iniciou o ano em baixa e quase virou moeda de troca por Luan, do Atlético-MG. No entanto, Carille foi um dos responsáveis por segurar o camisa 25, autor das assistências dos dois gols do Alvinegro contra a Ferroviária nas quartas de final. Ele deu passe para Gustagol no empate por 1 a 1, em Araraquara, e repetiu o feito com jogada individual, em assistência para o gol de Júnior Urso, ontem, em Itaquera.

"O nosso futebol está em falta de jogadores que quebram a marcação, jogadores agudos. Ele passou por um período difícil [em 2018], teve uma filha prematura, perdeu a sogra cedo, teve contusão... Quando acertei com o Corinthians já falei que queria contar com ele porque tem habilidade, tem o um contra um que está em falta em nosso país", afirmou Fábio Carille em entrevista coletiva.

"O Carille vem depositando uma confiança muito grande em mim, e as assistências vêm saindo. O jogo do um contra um é o que eu gosto, e a equipe tem conseguido me deixar no mano a mano. Meu jogo vem encaixando", celebrou Clayson após sua segunda assistência em 2019.

Torcida quer Cássio na seleção e na pele

Cássio foi fundamental para a classificação corintiana. O goleiro defendeu a cobrança do atacante Thiago Santos, da Ferroviária, e foi mais uma vez fundamental para a classificação à semifinal do Paulistão. A torcida do Corinthians foi ao delírio com outra grande atuação do camisa 12. Há torcedor que o vê como o melhor goleiro do Brasil e sua ausência na seleção brasileira já é considerada 'crime'. Existe até torcedor que fez uma promessa: em caso de outra grande atuação do goleiro, ele fará uma tatuagem da cara do jogador.

Duas vagas para quatro jogadores na semifinal

As atuações apagadas do Corinthians contra a Ferroviária deixaram dúvidas na escalação de Fábio Carille para os duelos contra o Santos. Quatro jogadores disputam duas posições no sistema ofensivo: Jadson x Sornoza e Vagner Love x Pedrinho. O treinador já escondeu quem joga diante dos santistas em entrevista após a classificação. Jadson e Love foram titulares ontem, mas tiveram atuações bem abaixo do esperado.

Qual deve ser a postura do Corinthians no confronto contra o Santos?

Resultado parcial

Total de 821 votos
77,10%
Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
22,90%
JALES VALQUER/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Corinthians