Topo

Paulista - 2019

O que diz a cartilha da FPF para casos como o pênalti anulado do Palmeiras

Danilo Lavieri e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

30/03/2019 19h31Atualizada em 13/05/2020 21h13

No empate por 0 a 0 entre São Paulo e Palmeiras, hoje, aos 37 minutos do primeiro tempo, Reinaldo e Dudu disputaram a bola, o atacante alviverde caiu, e o árbitro Vinicius Furlan anotou pênalti. Depois de quatro minutos e de analisar a imagem, o juiz anulou a marcação. Tal utilização do VAR pode ser explicada pela cartilha da FPF (Federação Paulista de Futebol).

De acordo com a entidade, o VAR deve entrar em ação em caso "de pênalti mal marcado; lance dentro ou fora da área; infração do time na construção da ação do pênalti; bola fora antes do incidente; infração do goleiro ou batedor na execução do pênalti; invasão da área".

Ou seja, a atitude da comissão de arbitragem pode ser explicada logo pelo caso de pênalti mal marcado. No entanto, ainda de acordo com a cartilha, o VAR deve entrar em ação caso se note ou suspeite de erro claro e óbvio.

Por isso, existem especialistas em arbitragem, como o ex-juiz Sandro Meira Ricci e comentarista do Sportv, que consideraram o lance interpretativo e creem que o VAR não deveria ter sido usado.

Siga o UOL Esporte no