Topo

Liverpool vence o Tottenham com gol de Firmino e retoma liderança do Inglês

Firmino comemora gol do Liverpool contra o Tottenham - PAUL ELLIS/AFP
Firmino comemora gol do Liverpool contra o Tottenham Imagem: PAUL ELLIS/AFP

Do UOL, em São Paulo

31/03/2019 14h23

A briga pela liderança do Campeonato Inglês segue ponto a ponto, jogo a jogo. Após o Manchester City assumir provisoriamente a primeira posição, hoje (31) o Liverpool sofreu, mas retomou a ponta da tabela ao vencer o Tottenham por 2 a 1, no Anfield, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo.

O Liverpool entrou em campo pressionado pela vitória do City na manhã de ontem. O time comandado por Jurgen Klopp, no entanto, não deu bobeira e conseguiu a quarta vitória consecutiva na competição após insistir até o final. A equipe saiu na frente com Firmino, mas viu Lucas Moura igualar. Uma infelicidade de Alderweireld, que marcou contra, garantiu o triunfo dos Reds. O Tottenham, por sua vez, chegou à quinta rodada seguida sem vencer e viu os concorrentes diretos se aproximarem na briga por uma vaga na próxima edição da Champions League.

Com o resultado, o Liverpool pula para a primeira colocação, com 79 pontos -- dois a mais que o vice-líder Manchester City, que conta com um jogo a menos. Já o Tottenham está na terceira posição, com 61 e pode ser ultrapassado pelo Arsenal na sequência da rodada. Além disso, o time de Mauricio Pochettino ainda tem Manchester United e Chelsea, que venceram no fim de semana, na cola.

O Liverpool volta a campo na próxima sexta-feira (5) contra Southampton, no St. Mary's Stadium, pela 33ª rodada. Na quarta-feira (3), o Tottenham enfrenta o Crystal Palace em jogo atrasado da 31ª rodada do Inglês.

Os melhores: Firmino e Lucas marcam

Lucas e Firmino disputam bola - Paul Childs/Reuters - Paul Childs/Reuters
Imagem: Paul Childs/Reuters
Dois brasileiros tiveram atuação de destaque na partida deste domingo. Firmino e Lucas marcaram para as suas respectivas equipes. O Liverpool contou com uma grande participação de seu centroavante para sair na frente, enquanto o ex-meia de São Paulo e PSG mostrou bom posicionamento para igualar.

O pior: Alderweireld decide contra

Alderweireld não fez uma partida ruim, mas foi marcado negativamente por um lance decisivo. O zagueiro acabou anotando contra o gol que deu a vitória ao Liverpool. Vale lembrar que, antes disso, o Tottenham teve boa oportunidade de matar o jogo em um contra-ataque com Sissoko.

Firmino brilha e coloca o Liverpool em vantagem

A estrela de Roberto Firmino brilhou aos 15 minutos do primeiro tempo. No momento em que o Tottenham se mostrava melhor na partida, o atacante do Liverpool apareceu bem dentro da área após cruzamento de Robertson e cabeceou firme - como manda o manual - para colocar a equipe em vantagem. Foi o 12º gol do brasileiro na competição.

O gol animou o time da casa, que por muito pouco não levou uma diferença ainda maior para o intervalo. A melhor chance para ampliar o marcador também teve participação de Firmino. O brasileiro serviu Mané na entrada da área e o senegalês bateu colocado para tirar tinta da trave esquerda de Lloris.

Tottenham pressiona, mas Alisson salva

Como era de se esperar, o Tottenham foi para cima do Liverpool logo no início do segundo tempo para buscar o empate. Aos dez minutos, Harry Kane teve uma boa chance ao bater cruzado de dentro da área, mas parou em boa defesa do goleiro Alisson. No rebote, Eriksen tentou completar, mas Robertson cortou no momento decisivo.

Alô, Pochettino?

Cumprindo o segundo de dois jogos de suspensão no Campeonato Inglês, o técnico Mauricio Pochettino arrumou um jeito de se fazer presente no banco de reservas em Anfield. A transmissão flagrou o treinador ligando das tribunas do estádio para um membro da comissão técnica. Curiosamente, pouco depois a equipe chegou ao gol de empate.

Lucas empata para o Tottenham

Lucas em ação na partida entre Liverpool e Tottenham - PAUL ELLIS/AFP - PAUL ELLIS/AFP
Imagem: PAUL ELLIS/AFP
A pressão do Tottenham do segundo tempo foi premiada aos 24 minutos. A equipe chegou ao empate após uma cobrança de falta rápida de Harry Kane, que deu início ao lance que terminou com cruzamento de Trippier para Lucas Moura empurrar para o gol.

Na origem da jogada, no entanto, houve uma irregularidade: Kane cobrou a falta com a bola andando. Vale ressaltar que não há o uso do árbitro de vídeo nesta temporada do Campeonato Inglês.

Gol contra dá vitória ao Liverpool

O tropeço já parecia confirmado quando o Liverpool conseguiu a vitória, aos 45 minutos do segundo tempo. Após uma bola erguida para dentro da área, Salah desviou de cabeça e Alderweireld, em lance de bastante infelicidade, acabou desviando contra a própria meta.

Apesar do gol ter sido contra, todos os jogadores do Liverpool comemoraram com Salah, que pouco antes havia desperdiçado uma chance de marcar para o Liverpool.

Campanha contra o racismo

Assim como aconteceu nos demais jogos desta rodada, o confronto teve uma manifestação contra o racismo antes de a bola rolar. Uma faixa com a frase "No room for racismo" (Não há lugar para o racismo, em tradução do inglês) foi exibida no momento que os jogadores estavam perfilados em campo. A campanha foi uma iniciativa da "Kick It Out", que há 25 anos atua pela igualdade no futebol.

Vale lembrar que a seleção inglesa foi alvo de insultos racistas de parte da torcida de Montenegro, na última segunda-feira (25), em confronto válido pelas Eliminatórias da Eurocopa. A Uefa abriu um processo disciplinar para analisar o caso.