Topo

Após polêmica, jornal espanhol volta atrás sobre gol de falta de Messi

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/04/2019 17h58

O jornal "Marca" voltou atrás e decidiu mudar o gol contra e creditar para Lionel Messi, na vitória do Barcelona sobre o Espanyol por 2 a 0, no último sábado (30), pelo Campeonato Espanhol. De acordo com a publicação, um colegiado formado por jornalistas da empresa se reuniu para tomar a decisão.

A decisão de mudar o autor do gol foi tomada após uma apertada votação entre os membros do colegiado: 4 a 3. "O argumento que fez pender a balança a favor de Lionel Messi foi que a bola entraria no gol mesmo se Víctor Sánchez não tivesse tocado nela", escreveu o jornal.

A polêmica gerou uma confusão enorme entre os jornais espanhóis. O "Mundo Deportivo", de Barcelona, fez pelo menos três matérias criticando a decisão do "Marca" de dar gol contra.

A confusão aconteceu por causa do prêmio "Chuteira de Ouro", dado ao artilheiro das grandes ligas da Europa. O "Marca" é o representante da Espanha na European Sports Media (ESM), órgão que contabiliza os gols das grandes ligas.

A entidade não utiliza as súmulas dos árbitros, mas sim os dados dos principais jornais europeus. Curioso é que o "Marca", responsável pelas informações dos times da Espanha, foi o único veículo cadastrado a não dar o gol para Messi.

Com a mudança de decisão do "Marca", Messi chegou aos 31 gols na temporada. Ele está à frente de Kylian Mbappé, que tem 27.

Por causa da polêmica, o "Marca" anunciou que criará uma cartilha que será distribuída para os membros do colegiado na próxima temporada com recomendações para o momento em que forem atribuir gols contras.