Topo

Voo do Cruzeiro tem ludo e até meia de compressão para encarar longa viagem

Cruzeiro/Divulgação
Imagem: Cruzeiro/Divulgação

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

02/04/2019 04h00

Menos de 24 horas após derrotar o América-MG por 3 a 2 na primeira semifinal do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro já estava de bagagens prontas para seguir rumo ao Equador. Amanhã, o time enfrenta o Emelec pela Copa Libertadores, e, por isso, mal teve tempo de saborear a vantagem ampliada no estadual. Para lidar com o cansaço do dia anterior e o tédio de viagem de pelo menos sete horas, os jogadores recorrem a alguns métodos próprios para distraírem ao mesmo tempo que recarregam as energias para os novos treinamentos. A preocupação vai desde as barras de cereais nutritivas e meias de compressão até os aparelhos eletrônicos para assistir filmes e disputar jogos de tabuleiros.

O calendário corrido obrigou o Cruzeiro a se adequar a uma logística também apertada. O treino de ontem foi realizado logo pela manhã. Após o almoço, o clube iniciou os preparativos para a viagem ao Equador. Em um voo comercial, realizando uma conexão, a viagem duraria em torno de 12 horas. Por isso, a diretoria preferiu fretar um avião para levar toda a delegação celeste. Mesmo assim, gastou pelo menos nove horas entre a saída da Toca da Raposa para o aeroporto até o desembarque na cidade de Guayaquil.

"A diretoria organizou isso muito bem, porque o que pesa muito é ficar em pé em aeroporto, é fazer conexão que aumenta muito e, às vezes, quase dobra a duração da viagem. Então a diretoria deu uma moral grande para a gente. O planejamento ficou maravilhoso", comentou o atacante Fred.

O centroavante é um dos mais lembrados quando o assunto é fazer passar o tempo jogando conversa fora ou contando piadas. Conhecido também como o 'Rei dos Stories', o camisa 9 tem presença garantida nos momentos de zoeira, assim como o zagueiro Dedé e o meia Thiago Neves.

Quem acompanha as redes sociais do clube e dos jogadores também já percebeu que um dos momentos de descontração mais aproveitados pelo grupo é o video-game. Mas como os mini campeonatos de futebol virtual ficam inviáveis de serem realizados nas alturas, outra alternativa é jogar Ludo. O tradicional jogo de tabuleiro tem sua versão digital e é bastante utilizado pelos atletas, seja nas concentrações ou nas viagens. Aos mais quietos, os tablets também viram aparelhos indispensáveis para assistir filmes, séries ou ler livros.

Mas não é só com o lazer que os jogadores se preocupam na hora do voo. Mesmo acompanhado dos médicos, a parte física também é prioridade. Vendo o exemplo do zagueiro Léo, Fred também passou a levar as barrinhas de cereais nutritivas para as viagens. Além disso, alguns jogadores também fazem uso das meias de compressão que melhoram a circulação sanguínea e impedem inchaços nas pernas.

Preparação para pegar o Emelec

Na tarde de hoje, o técnico Mano Menezes irá comandar a primeira e única atividade em solo equatoriano. O treinamento será realizado no Monumental Isidro Romero Carbo, do Barcelona de Guayaquil. Em seguida, a delegação segue para o reconhecimento do gramado do estádio George Campwell, palco da partida. O jogo contra o Emelec é válido pela terceira rodada do Grupo B da Libertadores. Até aqui, o Cruzeiro é líder da sua chave e está 100% na competição. O adversário equatoriano é o segundo colocado, com apenas dois pontos ganhos.