Topo

Empresário da negociação de Emiliano Sala estava fora da lei, diz jornal

Willie McKay estaria proibido de participar de negociações, mas participou da transferência do argentino -
Willie McKay estaria proibido de participar de negociações, mas participou da transferência do argentino

Do UOL, em São Paulo

04/04/2019 19h56

O empresário Willie McKay, um dos envolvidos na transferência de Emiliano Sala do Nantes ao Cardiff City, pode ter agido fora da lei na negociação. A informação foi publicada hoje pelo site do jornal britânico The Telegraph.

Segundo o diário, autoridades fiscais confirmaram que McKay violou o Compromisso de Restrição de Falências (ou BRU, na sigla em inglês), da corte do condado de Doncaster, que o proibia de administrar ou promover uma companhia sem permissão. Tal violação poderia levá-lo à prisão por até dois anos.

Em agosto de 2018, Willie McKay assinou um BRU como condição para ser dispensado da condição de falência. Três anos antes, ele declarou insolvência, com uma dívida superior a 5,6 milhões de libras (mais de R$ 28,2 milhões em valores atuais).

O próprio Willie McKay, no entanto, divulgou informações a respeito da negociação de Emiliano Sala após o acidente fatal do argentino, em janeiro. Entre elas, um e-mail no qual promovia a Mercato Sports, uma agência nos nomes de sua mulher, Janis, e de seu filho mais velho, Mark, um empresário. Em outras declarações, McKay disse ter pedido autorização ao Nantes para negociar a transferência de Sala, que ficou oficialmente a cargo de Mark.

Questionado a respeito, o Serviço de Insolvência do Reino Unido disse estar avaliando o fato, mas não divulgou detalhes. A agência, porém, confirmou não ter recebido qualquer aval legal que permitisse a Willie McKay participar de negociações.