Topo

O que acontece se o Barcelona B subir para a primeira divisão

Victor Salgado/FC Barcelona
Imagem: Victor Salgado/FC Barcelona

Do UOL, em São Paulo

04/04/2019 04h00

Apesar da presença de equipes B dos principais clubes do país jogando divisões inferiores, a Espanha veta a disputa de um torneio que tenha entre seus participantes matriz e filial. Assim, não é possível o encontro entre Barcelona e Barcelona B, ou entre Real Madrid e Real Madrid Castilla em um confronto oficial.

Pegando o time catalão como exemplo, caso um dia a equipe B consiga o acesso para a primeira divisão do Campeonato Espanhol, ele não será considerado. Da mesma forma, se o Barcelona cair para a segunda divisão espanhola e lá estiver a equipe B, sua filial será automaticamente rebaixada para a terceira divisão.

Por duas vezes o Barcelona B esteve perto de subir para a primeira divisão espanhola: em 2010/2011 e 2013/2014. Nestas ocasiões, time chegou à terceira colocação do campeonato, o que lhe garantiria vaga nos playoffs que decidem a última vaga de acesso. Porém, a equipe cedeu vaga para o sétimo colocado e nem sequer disputou o quadrangular.

A situação não impede, porém, que as equipes B sejam proclamadas campeãs das divisões de acesso. Elas apenas não poderão ocupar o lugar na divisão em que conseguiram a classificação.