Topo

Grêmio

Derrota no Chile pode fazer Renato Gaúcho revolucionar meio-campo do Grêmio

Walter Montoya perdeu a chance de se firmar como titular do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Walter Montoya perdeu a chance de se firmar como titular do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/04/2019 15h08

O Grêmio tem um estilo claro de jogo. É uma equipe de tramas curtas, que mantém a posse de bola e cria a partir de repetidas e boas trocas de passes. Mas a derrota para o Universidad Católica, no Chile, levantou dúvidas exatamente sobre o setor que consolidou esta maneira de atuar: o meio-campo.

Com Maicon e Michel dando espaços para os armadores chilenos, o time da casa chegou ao gol e poderia ter feito ainda mais. Os avanços de Montoya não funcionaram e sua participação defensiva também foi aquém do esperado. Luan irritou Renato Gaúcho e o único do quinteto central que teve atuação positiva foi Everton.

Com isso, Diego Tardelli acabou desabastecido na frente e pouco conseguiu ameaçar o gol adversário. Foi vítima de um setor que não obteve sucesso em nenhum dos dois momentos em que é necessário. Seja para criar ou para se defender.

"Eu procurei fazer o que o professor Renato pediu. Dei meu melhor, me senti bem. Não tenho ainda o melhor entrosamento com o pessoal, mas procurei aparecer pelos lados, dar espaço para os companheiros chegarem na frente também. Infelizmente não conseguimos o resultado", disse Tardelli depois do jogo.

A principal dúvida aponta para o aproveitamento dos volantes. Matheus Henrique mostrou bons argumentos para ser utilizado na equipe titular nas oportunidades que teve. Maicon e Michel deixaram o setor lento e um deles pode perder vaga já no domingo contra o São Luiz pelo Gauchão.

Luan também se vê ameaçado. Depois das palavras de Renato Gaúcho após a partida e com a entrada cedo de Jean Pyerre melhorando o rendimento da equipe, é possível que o meia-atacante também tenha um tempo para reciclagem.

E Montoya perdeu a chance de assumir de vez a titularidade. Depois de alternar com Marinho, a tendência aponta para utilização de Alisson a partir de agora. Thaciano também tem alguma chance.

O Grêmio precisa vencer o São Luiz para ir à final do Estadual. Como empatou em 0 a 0 em Ijuí, a equipe azul, branca e preta avança apenas se conquistar a vitória. Empate em placar igual ao duelo de ida leva a decisão para os pênaltis, empate com gols garante vaga para equipe do interior, que se vencer também leva.

Grêmio