Topo

Corinthians

Irritado, Carille tem o que esconder em treino fechado? Blogueiros opinam

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/04/2019 04h00

O técnico Fábio Carille mudou a sua postura e decidiu fechar os treinos antes do clássico contra o Santos, segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Pacaembu, válido pela semifinal do Campeonato Paulista. O treinador, elogiado por não fechar treinos, reclamou de "informações vazadas" por parte da imprensa de suas jogadas ensaiadas e desabafou contra os jornalistas. Irritado, ele citou quebra de confiança e, inclusive, disse que sabe quem é o "espião". O UOL Esporte ainda apurou que Carille fez silêncio no clube sobre o caso para evitar mais polêmicas.

Mas será que Carille, que foi melhor que Jorge Sampaoli, do Santos, nos últimos dois confrontos - empate sem gols na fase de grupos e vitória por 2 a 1 no jogo de ida da semifinal - tem algo na "manga" que possa surpreender o argentino neste quarto confronto entre eles em 2019? (houve ainda o empate por 1 a 1 em amistoso, em janeiro). Confira em vídeo (acima) e texto (abaixo) as opiniões dos blogueiros do UOL Esporte sobre Carille:

MAURO BETING

A pergunta da redação é: o que o Carille tem a esconder nos treinos? Algumas coisas: jogadas de bola parada defensiva, que não têm sido boas. Jogadas de bola parada ofensiva, que têm sido ótimas, principalmente com o Gustavo. Um ou outro lance, mas, convenhamos, é assim que se faz no Corinthians, é assim que tem feito o Palmeiras e é assim que se faz na Espanha. Abrem 15 minutos para imagem nos treinos do Barcelona, do Real Madrid e nas grandes ligas. Isso, também, é culpa nossa, da imprensa, porque muitas vezes quando os treinos eram mais abertos ficávamos de costas para os treinos. Ouviam e não enxergavam, mas isso não eram todos. Tinha gente muito séria, os setoristas, poucos dos nossos comentaristas, dos articulistas, gente que escreve, que vê e que fica palpitando, todo esse pessoal que fica cornetando o treinador. Mas nós, jornalistas, que não aceitamos ser cornetados. O fato é que tanto faz se treina ou se não treina aberto para a imprensa, mas para o jogador, para o treinador, é legal ter algumas situações mais tranquilidade e o resultado aparece. Está tudo muito estudado, muito mastigado, todo mundo sabe. Então, um pouquinho de resguardo, faz muito bem. E faz ainda melhor um dos melhores treinadores do Brasil que é o Fábio Carille. Sinceramente, se a imprensa não gosta, se não conseguimos algumas informações mais privilegiadas culpa nossa e azar nosso porque o mais importante é preparar o time, mas, ao mesmo tempo, se fechou o treino também vamos poder abrir o bico se a equipe não funcionar tão bem.

PVC

Na minha opinião, o Carille cometeu alguns equívocos na entrevista coletiva de hoje, mas não com relação ao treino fechado. No treino fechado ele pode trabalhar uma jogada ensaiada, pode trabalhar uma bola parada, pode pode fazer o treino fechado porque quer privacidade, porque quer tentar um segredo. O que eu acho que ele cometeu de equívoco é na relação profissional de técnico e imprensa. Por exemplo, quando ele diz vocês estão de folga e não precisam vir no treino. Não, quem me dá folga é o meu editor, é meu jornal, é meu site, é a televisão. O fato de não ter treino não quer dizer que o jornalista não vai trabalhar. Vai trabalhar e parte do trabalho do jornalista neste caso é descobrir o que foi feito no treino. A relação é cada um respeitar o limite do trabalho do outro. Eu nunca vou dizer que o técnico tem que fazer treino aberto. Se ele acha que tem que fazer treinos fechados, que isso vai fazer bem para o trabalho dele, OK. Mas, o meu trabalho, é descobrir o que ele fez no treino dele. E, se eu descobrir, e a informação estiver certa é parte do meu trabalho, passa a ser o meu mérito. Assim como o mérito dele é ganhar o jogo com a jogada que ele trabalhou no treino fechado, ou aberto.

Carille - LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO - LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO

JUCA KFOURI

Olha, eu acho que não tem que esconder nada em especial. É o de sempre: bola parada, posicionamento... eventualmente talvez pense em entrar mais fechado, quem sabe abrindo mão de um atacante e reforçando o meio de campo com o Ramiro. Enfim, o que acho mesmo é o seguinte, e até revi essa posição. Durante anos, quando íamos cobrir Copa do Mundo, eu me irritava com os treinadores da seleção brasileira porque faziam treinos secretos. Eram os chamados treinos fechados que tentávamos ver e tudo mais. Hoje, estou convencido que o treinador tem todo o direito de querer trabalhar com sossego, sem ter gente bisbilhotando o trabalho dele. Pergunte se algum jornalista gosta de escrever com o chefe ou com alguém olhando pelo ombro dele aquilo que ele está escrevendo? Pergunte se algum repórter gosta de gravar a sua matéria com o pessoal que é objeto da matéria dele olhando se ele não erra, se faz de primeira, se acerta... enfim, acho que o treinador tem todo o direito do mundo de fazer treinos fechados e não dão muita pelota para isso, não. Eu quero ver o resultado do trabalho dele na hora do jogo, aí sim ele tem que explicar. O que ele está fazendo, os treinamentos que está dando, isso tudo é dele e de seus comandados

JÚLIO GOMES

Não é só Carille, é qualquer técnico. Eles têm a esconder literalmente tudo. O futebol é cada vez mais decidido em pequenos detalhes, em uma bola parada, em uma situação de vantagem ou desvantagem de espaço. Por que técnicos devem abrir treinos? Não vejo uma razão sequer para isso.

Corinthians