Topo

PSG, Barça e Juve próximos de títulos; veja como está disputa na Europa

Do UOL, em São Paulo

08/04/2019 12h00

As ligas europeias se aproximam da reta decisiva e o fim de semana foi de rodada de jogos importantes nos principais campeonatos do Velho Continente. Teve comemorações adiadas na França e Itália, conquista encaminhada na Espanha e uma goleada surpreendente na Alemanha.

A expectativa pelos títulos antecipados de Paris Saint-Germain e Juventus não se confirmou. No Campeonato Francês, o PSG dependia apenas de uma vitória em casa diante do Strasbourg, mas viu a festa ser adiada após empate por 2 a 2. A equipe, que lidera a disputa com 20 pontos de vantagem, terá nova chance de confirmar o título antecipado contra o Lille, segundo colocado, na próxima rodada. Para isso, basta um empate para o time parisiense garantir o oitavo título nacional -- o sexto em sete temporadas.

No Italiano, o campeonato também chegou perto de ser decidido. A Juve fez a sua parte ao vencer o Milan de virada no sábado (6), mas não ficou com o título nesta rodada por conta do empate do Napoli contra o Genoa. O cenário a sete rodadas do fim, no entanto, é totalmente favorável ao time de Turim. Isso porque a Juventus só não será campeã nesta temporada se perder todos os jogos restantes, e o Napoli alcançar 100% de aproveitamento em suas partidas.

Suárez e Malcom comemoram gol - ALBERT GEA/REUTERS - ALBERT GEA/REUTERS
Imagem: ALBERT GEA/REUTERS

Outro campeonato que também parece estar bastante encaminhado é o Espanhol. O Barcelona venceu confronto direto contra o Atlético de Madri com gols de Luis Suárez e Lionel Messi, e abriu 11 pontos de vantagem na liderança a sete rodadas do fim. O time catalão, inclusive, persegue a tríplice coroa na temporada. Em situação confortável na liga, o Barça está na final da Copa do Rei e segue vivo na Liga dos Campeões -- a equipe enfrenta o Manchester United, na quarta-feira (10), pelo jogo de ida das quartas de final.

Na Inglaterra, a briga pelo título segue acirrada. Liverpool e Manchester City têm se alternado na liderança a cada jogo e estão separados por uma diferença de apenas dois pontos. O time de Anfield retomou a ponta do Inglês ao término da 33ª rodada com a vitória sobre o Southampton na sexta-feira (5). O City, no entanto, conta com um jogo a menos que o rival.

O Campeonato Alemão reservou o resultado mais surpreendente do fim de semana. O Bayern de Munique assumiu a liderança a seis rodadas do fim com uma goleada sonora por 5 a 0 contra o Borussia Dortmund, que ocupava a primeira posição antes do início da rodada. Agora, o time bávaro está na frente pelo título da Bundesliga, com 64 pontos -- um a mais que o Borussia.

Enquanto as ligas nacionais parecem se encaminhar para um desfecho, a Europa volta suas atenções para a Champions. Na terça-feira (9), Tottenham x Manchester City e Liverpool x Porto abrem as quartas de final. No dia seguinte, é a vez de Ajax x Juventus e Barcelona x Manchester United.