Topo

Governo de Minas confirma solicitação do Cruzeiro para administrar Mineirão

Seth Kugel/The New York Times
Imagem: Seth Kugel/The New York Times

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

09/04/2019 17h49

O Governo de Minas Gerais confirmou o Cruzeiro iniciou contato para tentar passar a administração do Mineirão, hoje em posse da Minas Arena, para o clube. O assunto veio a público na manhã de hoje, quando Itair Machado, vice-presidente concedeu uma entrevista à Rádio 98 FM, de Belo Horizonte. Dos vários assuntos tratados, o dirigente disse ter procurado o governador Romeu Zema para tentar acabar com a atual gestão do estádio.

"O Mineirão é para o futebol. Nós estivemos com o governador agora, tem uns 15, 20 dias, entregamos o ofício, explicamos a situação e dissemos que o Cruzeiro quer administrar o Mineirão. Para ele (Romeu Zema) levantar os erros que tem lá, acabar com o contrato dessas empresas", comentou Itair, alegando problemas das empresas da atual gestora.

A assessoria do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou o recebimento do ofício enviado pelo Cruzeiro.

"A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) confirma o recebimento do ofício enviado pelo Cruzeiro Esporte Clube, demonstrando interesse em administrar o Estádio Governador Magalhães Pinto. Com relação ao assunto, a Setop informa que está em diálogo com todos os atores envolvidos", diz a nota oficial.

"Aquilo é do povo, é de futebol, não é para show. 'Ah, mas tem PPP'. Governador vai ter que ser macho, vai ter que tomar uma posição. Acho que o governo tem que consertar o erro que foi cometido, de dar nosso patrimônio com contrato longo para empresas que só olham o dinheiro, não olham o entretenimento do povo", acrescentou Itair.

Apesar do interesse do Cruzeiro, ficar com a administração do Mineirão pode não ser tão simples. A Minas Arena firmou um contrato com o governo para arcar com os custos da reforma do Mineirão e geri-lo após sua reabertura. Para ter o estádio de volta, seria preciso encontrar alguma deficiência na gestão da Minas Arena ou algum descumprimento no contrato. Para Samuel Lloyd, diretor comercial da administradora, isso não se aplica e, portanto, o Cruzeiro não teria embasamento legal para tentar ficar com o estádio.

"Estamos em um país que tem leis, estamos administrando um patrimônio público que foi reformado com investimento de um parceiro privado. O estado não pagou nada para a Minas Arena até que a reforma do estádio estivesse pronto. Só depois disso é que o estado começou a pagar as parcelas como financiamento dessa obra. Então esse setor privado espera ter o retorno desse investimento ao longo dos 25 anos que tem de operação sobre esse complexo. Qualquer coisa que o Itair diga que ele quer pegar a administração do estádio, ele tem que seguir processos legais. A gente ganhou uma licitação, estamos exercendo um direito privado. Se o estado tem um posicionamento diferente do nosso, esse pensamento tem que vir através do estado", disse o diretor comercial.