Topo

Internacional

Guerrero faz dois, Inter bate o Palestino e avança na Libertadores

Guerrero comemora gol do Inter contra o Palestino pela Libertadores - Ricardo Duarte/Internacional
Guerrero comemora gol do Inter contra o Palestino pela Libertadores Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/04/2019 23h24

Durante quase um ano, a torcida do Inter esperou para ter Paolo Guerrero em campo. E nos primeiros jogos, ele tem correspondido totalmente à expectativa. Na noite de hoje, contra o Palestino, pela quarta rodada do grupo A da Libertadores, o peruano marcou dois gols, e o Colorado venceu por 3 a 2, no Beira-Rio, após levar um susto. O placar garante os gaúchos nas oitavas de final da competição.

O Inter sobrou durante os 30 primeiros minutos. Abriu logo 2 a 0, mas relaxou. Viu, a exemplo do que havia ocorrido no empate com o River Plate, o oponente buscar a igualdade no placar. E, ainda que estivesse visivelmente abalado em campo, conseguiu definir o triunfo.

Com 10 pontos na classificação, o Internacional não pode ser ultrapassado por dois dos concorrentes na chave. Isso porque Palestino e River Plate ainda se enfrentam. Os chilenos somam quatro pontos e estão em segundo.

A próxima rodada da Libertadores coloca o Alianza Lima no caminho do Inter. A partida será no dia 24, no Peru. Antes, porém, o Colorado terá as duas partidas que decidem o Campeonato Gaúcho, contra o Grêmio. O jogo de ida, no Beira-Rio, será neste domingo, às 16h (de Brasília).

Patrick recupera confiança, mas é sacado

Patrick lembrou suas melhores atuações pelo Inter. Desde o início do jogo, o Pantera Negra, que chegou a perder vaga no time titular neste ano, mostrou tudo que o fez ser um dos destaques da temporada passada no Colorado. Driblando, participando e auxiliando ainda na defesa, ele retomou a bola no campo de ataque, começou a jogada e ainda concluiu para fazer o primeiro gol da partida. Mas o rendimento caiu no segundo tempo, e ele deu lugar a Guilherme Parede.

Marcelo Lomba falha em gol do Palestino

O Internacional tinha uma partida controlada até uma jogada de escanteio confuso acabar dentro da área. Marcelo Lomba tentou sair para dividir com o atacante do Palestino, mas errou o movimento e acabou falhando. A bola deu na trave, e na volta Fernández marcou.

Guerrero: mais um jogo, mais dois gols

Paolo Guerrero jogou pela primeira vez com o time titular do Inter. E, com naturalidade impressionante, distribuiu boas jogadas. Teve presença de área, realizou aproximações e participou da construção de jogadas. Não bastasse a boa participação, ele marcou mais dois gols, ambos com assistência de Nico López.

Inter pressiona, mas perde o gás

O Internacional em nada lembrou o time que havia enfrentado o Palestino no Chile. Por lá, foi um time recuado, com linhas postadas em frente à área e ligação direta para o ataque. Hoje, o Colorado pressionou a saída de bola e povoou o campo adversário. Logo com 10 minutos, marcou o primeiro gol após retomar uma bola no campo do adversário. Por pouco não havia feito antes. Com intensidade impressionante, não tardou a marcar outro. Mas o caminho não seria tão tranquilo. O Colorado perdeu gás no fim do primeiro tempo e mostrou descontrole no segundo. O Palestino cresceu, descontou ainda na etapa inicial e empatou no início do segundo tempo. Guerrero fez o terceiro, e o jogo ficou dramático após a expulsão de Guilherme Parede.

Palestino sofre, mas depois assusta

O Palestino visivelmente foi surpreendido pela postura ofensiva do Inter. Nos primeiros 30 minutos de jogo, foi recuando cada vez mais e pouco saiu da frente de sua área. Sofreu dois gols e só conseguiu "acordar" depois de 30 minutos. No fim da etapa inicial, chegou a rondar a área do Inter. Tanto tentou até que descontou em uma falha do sistema defensivo vermelho. No começo do segundo tempo, marcou o gol de empate em nova falha defensiva do Inter.

A polêmica dos uniformes não dá em nada

Na véspera da partida, uma polêmica sobre os uniformes do Palestino veio à tona. A Organização Sionista do Rio Grande do Sul notificou Inter, Conmbebol, Federação Gaúcha de Futebol e administração do Beira-Rio reclamando do mapa da Palestina utilizado no uniforme do time chileno. A reclamação, porém, não surtiu efeito, e o fardamento, aprovado pela Conmebol, foi utilizado normalmente.

Gareca no Beira-Rio para observar Guerrero

O técnico da seleção peruana, Ricardo Gareca, esteve no Beira-Rio acompanhando a partida entre Internacional e Palestino. De olho na Copa América, o comandante pretende voltar a contar com o centroavante. Segundo contou o UOL Esporte, durante o período afastado, Gareca entrou em contato repetidamente com Guerrero para acompanhar a preparação de retorno dele.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 3 X 2 PALESTINO

Data: 09/04/2019 (Terça-feira)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Carlos Orbe (EQU)
Auxiliares: Byron Romer e Edwin Bravo (ambos equatorianos)
Renda: R$ 1.836.545,00
Público: 41.414 (total)
Cartões amarelos: Véjar (PAL), Guerrero (PAL), González (PAL), Ahumada (PAL); Patrick (INT), D'Alessandro (INT), Guilherme Parede (INT)
Cartões vermelhos: Guilherme Parede (INT)
Gols: Patrick, do Inter, aos 10 minutos do primeiro tempo; Paolo Guerrero, do Inter, aos 21 minutos do primeiro tempo e aos 20 minutos do segundo tempo; Fernández, do Palestino, aos 41 minutos do primeiro tempo; Passerini, do Palestino, aos 2 minutos do segundo tempo;

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado (Rithely), Patrick (Parede), Edenílson, D'Alessandro (Pottker) e Nico López; Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann

PALESTINO
Ignacio González; Soto, Alejandro González, Luís Mago (Guerrero) e Véjar; Julian Fernández, Farías, Cortés (Ahumada) e Jiménez; Passerini e Rosende.
Técnico: Ivo Basay

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o técnico da seleção peruana é Ricardo Gareca. A renda e o público também foram corrigidos.

Internacional