Topo

Entre sufoco e superação, Flamengo é quem mais jogou clássicos em 2019

Siga o UOL Esporte no

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2019 04h00

O Flamengo chega para decisões na Copa Libertadores e no Campeonato Carioca com uma bagagem importante na tentativa de alcançar os objetivos. O Rubro-negro é o clube da Série A que mais jogou clássicos na temporada até aqui. Já foram sete e chegará a nove com as duas partidas pela final do Estadual contra o Vasco.

O time lidera com sobra o quesito. Depois dos jogos diante do rival e do San Jose-BOL pela competição sul-americana, o Flamengo completará 23 partidas na temporada, incluindo os dois confrontos da Florida Cup. Os clássicos representarão quase 40% dos compromissos em três meses, número bastante elevado e também proporcionado pelo regulamento do Campeonato Carioca.

A comissão técnica lamenta o desgaste por um lado, mas comemora em outro aspecto o número de clássicos. Enfrentar os principais rivais é visto como a melhor forma de testar o time e também de acumular bagagem para as decisões da temporada.

Principalmente em razão de o Flamengo ter passado por sufoco e se superado em alguns desses jogos. Nos sete clássicos até o momento, o time venceu três, empatou outros três e perdeu um.

O Rubro-negro virou o jogo contra o Botafogo, buscou o empate no fim e conquistou a Taça Rio sobre o Vasco e também empatou com o Fluminense depois de sair atrás do placar para chegar à final do Campeonato Carioca.

Siga o UOL Esporte no

Nos clássicos, o elenco também foi bastante utilizado e deu chance ao técnico Abel Braga de analisar os jogadores. O comandante, inclusive, cumpriu a promessa de rodar todo o grupo durante o Estadual.

Atletas como Bill, Lucas Silva, Hugo Moura, Gabriel Batista, Klebinho e Vitor Gabriel foram aproveitados no período. Agora, os testes terminaram e o Flamengo precisa provar a sua força nos jogos mais importantes da temporada até aqui.

No clube, espera-se que a bagagem acumulada faça a diferença para que o Flamengo não seja apenas o time que mais jogou clássicos, mas também o que conquistou títulos através do "bônus" proporcionado por eles.

Siga o UOL Esporte no