Topo

Grêmio vive rodada perfeita na Libertadores; veja contas para classificação

Silvio Avila/EFE
Imagem: Silvio Avila/EFE

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/04/2019 23h37

O Grêmio venceu a primeira na Libertadores, ao fazer 3 a 1 em cima do Rosario Central, mas não ficou apenas nisso. A derrota da Universidad Católica para o Libertad-PAR transformou a quarta rodada do grupo H em perfeita para as pretensões da equipe de Renato Gaúcho.

A diferença de pontos do Grêmio em relação ao time chileno caiu de cinco para dois pontos.

O Grêmio, agora, soma quatro pontos e a Universidad Católica parou em seis. Durante o primeiro tempo, a distância entre os clubes chegou a ser de sete pontos - o que resultaria em eliminação gremista. Ainda no primeiro tempo o cenário mudou.

Jean Pyerre abriu o placar em Porto Alegre e o Libertad virou no Chile. Na etapa final, a equipe de Assunção ampliou e terminou com vitória por 3 a 2. Assim, os paraguaios já estão matematicamente nas oitavas de final. A segunda vaga do grupo passa a ser disputada exclusivamente entre Grêmio e Católica.

"A gente tinha que fazer a nossa parte, independente do resultado de lá. Nos favoreceu e agora dependemos só de nossas forças", disse Everton, camisa 11 do Grêmio, após o jogo na Arena.

O raciocínio de que o Grêmio depende só de si se justifica pela tabela. No dia 23, o time gaúcho visita o Libertad e na última rodada recebe a Universidad Católica. Por mais que os chilenos cheguem a Porto Alegre à frente na tabela, duas vitórias gremistas garantem classificação.

A próxima partida do Grêmio é contra o Internacional, pela final do Campeonato Gaúcho. O primeiro Gre-Nal da decisão é domingo, no Beira-Rio. O segundo duelo será na quarta-feira (17), na Arena.