Topo

Palmeiras

Palmeiras joga na Libertadores para evitar 1ª grande turbulência de Felipão

Palmeiras de Felipão vem de eliminação no Paulista e não faz gol há três jogos - Alan Morici/Agif
Palmeiras de Felipão vem de eliminação no Paulista e não faz gol há três jogos Imagem: Alan Morici/Agif

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

10/04/2019 04h00

O Palmeiras entra em campo hoje às 21h30, no Allianz Parque, contra o Junior de Barranquilla, não apenas para tentar voltar às vitórias e dar um passo importante rumo à classificação para as oitavas de final da Libertadores. O jogo diante da torcida servirá também para virar de vez a página da eliminação na semifinal do Campeonato Paulista para o São Paulo e evitar que o técnico Luiz Felipe Scolari sofra sua primeira grande turbulência.

Em 2019, Felipão vem recebendo críticas de parte da torcida e da imprensa por não mostrar evolução no estilo da equipe, que há apenas quatro meses conquistou o Campeonato Brasileiro. Há três jogos sem marcar um gol, o time tem oscilado entre bons e maus momentos na temporada, muitas vezes com produção abaixo da esperada para o nível do elenco e o estágio do trabalho da comissão técnica.

A queda nos pênaltis para o São Paulo evidenciou uma insatisfação de uma parcela da torcida consideravelmente maior do que em outras eliminações de Felipão, que no ano passado também caiu na semifinal da Libertadores, para o Boca Juniors, e da Copa do Brasil, para o Cruzeiro. Naquelas ocasiões, o time liderava o Brasileiro após Scolari acertar o sistema defensivo e conduzir uma arrancada invicta na competição.

Os jogadores sabem que a melhor forma possível de evitar que o momento instável se torne um princípio de crise é vencer o Junior, que ainda não somou nenhum ponto na Libertadores e pode ser eliminado já nesta rodada. O zagueiro Luan disse que espera a torcida um pouco impaciente pelo revés contra o São Paulo, mas que ao mesmo tempo vê no jogo de hoje uma chance perfeita para tranquilizar o ambiente.

"Sempre que perco um jogo, quero ter o próximo o mais rápido possível. É a maneira que você tem de deixar para trás esse insucesso. Encaro assim, como uma nova oportunidade de buscar a vitória. É ter a cabeça boa, tranquilidade e contar com o apoio da nossa torcida. Como eles estão chateados, nós também ficamos. Agora tem que deixar isso para trás e focar na Libertadores", disse o defensor.

Para o jogo, Felipão pode fazer alterações na equipe, mas não deu qualquer pista da escalação. Como de costume, os dois treinos da semana até aqui foram fechados. Uma mudança provável é nas laterais: Mayke e Victor Luís, que saíram jogando contra o São Paulo, podem dar lugar a Marcos Rocha e Diogo Barbosa.

O Palmeiras ocupa a segunda posição do grupo F da Libertadores, com seis pontos - quatro a menos que o San Lorenzo, que tem um jogo a mais. Melgar, com quatro pontos e também um jogo a mais, e o Junior, com zero, completam a chave.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Junior de Barranquilla-COL

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 10/04/2019 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Raúl Orellana e Edson Cisternas (Chile)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Ricardo Goulart; Gustavo Scarpa, Dudu e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Junior: Viera; Piedrahita, Ditta, Rafael Pérez e Germán Gutiérrez; Sambueza, Narváez, Cantillo e Matías Fernández; Luis Díaz e Teo Gutiérrez. Técnico: Luis Fernando Suárez

Palmeiras