Topo

Por que nova camisa da seleção para Copa América usa logo antiga da CBF

Vinicius Junior veste nova camisa branca da seleção brasileira - com escudo antigo - Divulgação
Vinicius Junior veste nova camisa branca da seleção brasileira - com escudo antigo Imagem: Divulgação

Pedro Lopes

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2019 04h00

Na posse do novo presidente da CBF, Rogério Caboclo, realizada ontem na sede da entidade na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, foi lançado um pacote de novidades. Dentre os lançamentos, estava uma nova identidade visual, com logotipo e reformulado e novo slogan, e uma camiseta comemorativa branca para a seleção brasileira, em homenagem à primeira vitória brasileira na Copa América, em 1919. O uniforme, trazia, entretanto, a logomarca antiga. A própria CBF e a Nike explicaram ao UOL Esporte a razão.

A camisa foi desenvolvida antes da nova identidade visual, e por isso ficou no fim da fila. A CBF irá promover uma substituição gradual, começando pelas mídias digitais, passando por materiais de escritório e comerciais, e promovendo a troca no enorme escudo que decora o próprio prédio de sua sede.

Nos uniformes, a troca só acontecerá a partir de 2020. A seleção seguirá utilizando uniformes com o logotipo antigo durante a temporada 2019.

Nova logo da CBF - Divulgação - Divulgação
Nova logo da CBF só estará nos uniformes da seleção brasileira em 2020
Imagem: Divulgação

O Brasil jogou de branco até 1953 e passou a usar amarelo em 1954. Depois, a seleção atuou pela última vez com a cor branca na partida comemorativa no centenário da Fifa, em 2004, contra a França. A nova camisa foi bem recebida pelo técnico Tite.

"Eu quero uma para mim! Sei que perdemos em de branco em 1950, mas para mim isso não faz parte. Ela é muito bonita nos representa de alguma forma".

A seleção brasileira utilizará a camisa branca na estreia na Copa América, no dia 14 de junho, diante da Bolivia, no Morumbi.