Topo

Corinthians

Corinthians avisa São Paulo que não joga a final se tiver ônibus apedrejado

Ônibus do Corinthians teve janela quebrada em visita ao Morumbi em julho de 2018 - Bruno Grossi/UOL
Ônibus do Corinthians teve janela quebrada em visita ao Morumbi em julho de 2018 Imagem: Bruno Grossi/UOL

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

11/04/2019 10h08

Na tentativa de evitar recepção hostil no estádio do Morumbi, o Corinthians oficializou sua posição contra a violência e avisou o São Paulo que, se tiver seu ônibus apedrejado antes do jogo, não vai entrar em campo na primeira final do Campeonato Paulista.

O Alvinegro enviou ofícios ao próprio São Paulo, à Polícia Militar, ao promotor de Justiça Paulo Castilho e à Federação Paulista de Futebol. No texto, o alerta: não vai ter jogo caso os torcedores rivais ataquem o ônibus corintiano, como não raro acontece no entorno do Morumbi. A informação foi publicada pelo site Meu Timão e confirmada pelo UOL Esporte.

Houve violência na última visita do Corinthians ao rival, em julho de 2018. Na ocasião, a escolta da PM atrasou mais de 30 minutos e resultou em discussão entre seguranças do clube e policiais. Era uma estratégia para encontrar menos são-paulinos no portão principal do Morumbi, mas o método falhou: ainda havia muitos torcedores no local, e alguns atacaram objetos no ônibus, que teve uma janela quebrada.

O problema não é recente. Já em 2009, há dez anos, Ronaldo Fenômeno e cia. fizeram uma espécie de pacto após o ônibus corintiano ser atacado na chegada ao estádio tricolor. Era semifinal do Paulistão, e o atacante fez discurso inflamado tendo o episódio como gancho. Em campo, deu Corinthians por 2 a 0.

Ontem, o elenco do Palmeiras viveu drama parecido ao ter o ônibus apedrejado por torcedores do próprio time, na chegada ao Allianz Parque antes da partida contra o Junior Barranquilla (COL) pela Copa Libertadores. Alguns jogadores choraram por causa do ocorrido, e houve até quem defendesse não entrar em campo no jogo.

Se tudo correr bem, São Paulo e Corinthians dão início à disputa pelo título estadual às 16 horas (de Brasília) deste domingo (14). O jogo de volta, na Arena, está marcado para o mesmo horário do domingo seguinte (21). Em caso de empate no placar agregado, a taça é decidida nos pênaltis.

Corinthians