Topo

Fla supera vaias, faz 6 a 1 no San José e se aproxima de vaga na Liberta

Diego comemora o primeiro gol do Flamengo na vitória sobre o San José-BOL - Alexandre Vidal / Flamengo
Diego comemora o primeiro gol do Flamengo na vitória sobre o San José-BOL Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/04/2019 22h51

Ainda não foi desta vez que o Flamengo encantou a torcida na Copa Libertadores, apesar de se aproximar da vaga nas oitavas de final. O Rubro-negro superou as vaias no intervalo depois de um primeiro tempo confuso e goleou o San José da Bolívia por 6 a 1, hoje, no Maracanã. Os gols foram de Diego, Everton Ribeiro (2), Arrascaeta, Vitinho e Pará - Saucedo fez para o rival. Mesmo com um a mais desde os cinco minutos da primeira etapa, os cariocas levaram sustos do modesto time boliviano e deixaram a torcida impaciente no intervalo.

A equipe de Abel Braga se mostrou desorganizada em diversos momentos, sobretudo defensivamente. No fim, o resultado veio mais pela fragilidade adversária do que por um bom desempenho do time da Gávea.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos nove pontos no Grupo D e pode se classificar já na próxima rodada. Para isso, basta empatar com a LDU, dia 24 de abril, em Quito. Caso perca, a decisão da vaga ficará para a última rodada, quando terá um difícil duelo contra o Peñarol, fora de casa.

Fla consegue o que queria logo no início

Como já se esperava, o Flamengo partiu para cima do San José logo no início da partida e conseguiu rapidamente o que queria. Aos 3 minutos, escanteio foi cobrado pela direita. Bruno Henrique desviou na primeira trave, e Diego cabeceou para o fundo do gol. Festa da torcida no Maracanã, e cenário favorável logo de cara.

San José tem jogador expulso aos 5 minutos

O panorama melhorou aos 5 minutos. Toco era o último homem e foi expulso por falta em Bruno Henrique. O Flamengo ficou com um jogador a mais diante de um adversário que aparentemente não tinha força para impor qualquer dificuldade.

Mas o Flamengo levou sustos mesmo assim...

Com um cenário absolutamente favorável, o Flamengo até produziu, mas pouco para o que se esperava por conta das condições. O time teve chances de ampliar o placar e não o fez. Pelo contrário. Tomou o empate aos 18 minutos, em gol de Saucedo (com impedimento na origem da jogada), e quase sofreu outro gol do atacante nos minutos finais da etapa inicial.

Everton Ribeiro marca, mas Fla não empolga

Diante de um adversário mais fraco, o Flamengo fez o mínimo que se esperava e saiu para o intervalo em vantagem no placar. Aos 31 minutos, o time encaixou rápido contra-ataque com a dupla Everton Ribeiro e Bruno Henrique. Coube ao primeiro tirar do goleiro e deixar o Rubro-negro em vantagem. Mesmo assim, a equipe foi para o vestiário vaiada pela torcida presente ao Maracanã.

Arrascaeta faz golaço e dá tranquilidade ao Flamengo

Ovacionado pela torcida, Arrascaeta trouxe a tranquilidade que o Flamengo precisava aos 11 minutos do segundo tempo. Everton Ribeiro deu belo passe para o uruguaio dentro da área. Ele dominou no peito, cortou para o pé direito e chutou forte para delírio dos rubro-negros. Foi o suficiente para obter o resultado desejado.

Everton Ribeiro, Vitinho e Pará fecham o placar

Com o placar resolvido, o Flamengo teve um pouco mais de tranquilidade para jogar e foi capaz de assinalar mais dois gols. Everton Ribeiro fez aos 34 minutos, e Vitinho, de pênalti, marcou aos 37. Pará ainda marcou aos 43. Festa da torcida no Maracanã pela goleada, mas a certeza de que o time ainda não exibiu o futebol que todos esperam em 2019.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 6 X 1 SAN JOSÉ

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Ríos (CHI)
Cartões amarelos: Willian Arão (Flamengo); Rodríguez (San José-BOL)
Cartão vermelho: Toco (San José-BOL)
Gols: Diego, aos 3min do primeiro tempo; Saucedo, aos 18min do primeiro tempo; Everton Ribeiro, aos 31min do primeiro tempo e aos 34min do segundo tempo; Arrascaeta, aos 11min do segundo tempo; Vitinho, aos 37min do segundo tempo; Pará, aos 43min do segundo tempo

Flamengo
Diego Alves; Pará, Rodrigo Caio, Léo Duarte e Renê (Trauco); Cuéllar, Willian Arão e Diego (Vitinho); Arrascaeta, Everton Ribeiro (Lucas Silva) e Bruno Henrique
Técnico: Abel Braga

San José-BOL
Lampe; Juárez (Rojas), Rodríguez, Toco e Jair Torrico; Ovando, Didi Torrico e Gutiérrez; Sanguinetti, Ramallo (Marcelo Gomes) e Saucedo (Alessandrini)
Técnico: Miguel Ponce