Topo

Garotos e "desacreditados" atropelam e viram estrelas improváveis em finais

Luan, Antony e Igor Gomes viraram peças fundamentais no São Paulo finalista - Érico Leonan/saopaulofc.net
Luan, Antony e Igor Gomes viraram peças fundamentais no São Paulo finalista Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Fábio de Mello Castanho*

Do UOL, em São Paulo

12/04/2019 12h00

A disputa dos Estaduais deste ano reservou aos finalistas dos principais torneios uma particularidade: a da transformação de jogadores que começaram o ano com pouco prestígio - ou até mesmo eram pouco conhecidos - e chegam à decisão como peças fundamentais de Corinthians, São Paulo, Flamengo, Vasco, Atlético-MG e Cruzeiro. Internacional e Grêmio também tiveram jogadores que se revelaram ao longo da competição, mas eles não ganharam a importância vista nos outros clubes.

O caso mais emblemático é o da final do Campeonato Paulista. De um lado, um São Paulo repleto de jogadores que no começo do ano quase ninguém apostaria que chegassem a uma final com tamanho destaque. Do outro, um Corinthians que tem como principal artilheiro Gustagol, que em sua primeira passagem foi um fiasco.

No jogo que abre a decisão, neste domingo, no Morumbi, o time titular do São Paulo terá as presenças certas de Luan e Antony, sendo que Igor Gomes e Everton Felipe, caso não iniciem o jogo, ao menos se transformaram em opções imediatas para Cuca. Em contrapartida, nomes como Jucilei, Nenê e Diego Souza, fundamentais em 2018, perderam prestígio, sendo que o atacante inclusive deixou o clube.

Luan, por exemplo, chegou a ter oportunidades no último ano, mas longe da regularidade que ganhou com Vagner Mancini. Ao voltar do Sul-Americano Sub-20, o volante conquistou espaço e deixou o antes titularíssimo Jucilei no banco. Tem ao lado no meio-campo Liziero, que confirmou a ascensão do último ano e hoje também tem lugar cativo no time.

Completando a boa fase dos meninos de Cotia, Igor Gomes foi integrado ao elenco após o Sul-Americano Sub-20 e brilhou nas quartas de final contra o Ituano, marcando os dois gols no Morumbi. Virou titular, assim como Antony, atacante que se destacou na conquista da Copa São Paulo deste ano, pulou degraus e tem sido o principal jogador do time nas últimas partidas. Aos 19 anos.

Everton Felipe, por sua vez, teve um primeiro ano sem destaque no São Paulo e começou 2019, para muitos, como carta fora do baralho. Passou a ser utilizado com frequência por Vagner Mancini, jogou de titular e inicia a final valorizado, embora sem o protagonismo dos garotos de Cotia.

Gustagol se firmou no Corinthians - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Gustagol se firmou no Corinthians em 2019
Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Pelo lado do Corinthians, Gustagol voltou credenciado pela excelente campanha na Série B com o Fortaleza, mas ainda sob desconfiança da torcida pela primeira passagem frustrada em 2016. Mesmo com a concorrência de Boselli e Vagner Love, agarrou a titularidade e só não participou de 4 jogos por lesão. Marcou oito gols em 18 partidas oficiais no ano, deu duas assistências e inicia a decisão como principal esperança de gol corintiana.

Clayson hoje não tem o mesmo protagonismo de Gustagol, mas o Paulista não deixa de ser uma redenção a ele. Esteve próximo de ir para o Atlético-MG e terminou 2018 criticado pela torcida, mas ganhou atenção especial de Carille. Com sequência, brilhou nas quartas de final contra a Ferroviária a na primeira semifinal contra o Santos, virando peça fundamental para a decisão.

Quem também mudou de status em três meses foi o lateral esquerdo Danilo Avelar. Autor de gols decisivos e mostrando regularidade, o jogador passou de contestado a preocupação para o clube, mas por causa do fim do empréstimo na metade do ano. O técnico Fabio Carille pediu e o presidente Andrés Sanchez já trabalha pela compra em definitivo do jogador junto ao Torino.

Ascensões no Vasco

Tiago Reis comemora gol contra o Bangu - Rafael Ribeiro / Vasco.com.br - Rafael Ribeiro / Vasco.com.br
Tiago Reis comemora gol contra o Bangu
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco.com.br

Um chegou quase despercebido, emprestado pela Chapecoense. Outro ainda não passava de uma promessa ao liderar o Vasco até a final da Copa São Paulo. Hoje, o volante Lucas Mineiro e o atacante Tiago Reis chegam à decisão do Campeonato Carioca contra o Flamengo como nomes inquestionáveis da torcida.

Com vínculo com a Chapecoense, Lucas Mineiro jogou emprestado para a Ponte Preta no último ano. Chegou sem pompa e virou titular absoluto de Alberto Valentim. O volante de 23 anos ainda se destacou ao marcar gols decisivos tanto no Carioca como na Copa do Brasil.

Já Tiago Reis teve um início de ano avassalador na Copa São Paulo, com nove gols. No time principal, estreou aos 19 anos no começo de março, na vitória contra o Boavista pela Copa Rio. Desde então, ganhou espaço com a lesão de Maxi Lopes ao marcar quatro gols em sete jogos. Pode até iniciar a final no banco, mas tem grandes chances de ser utilizado por longo tempo durante os jogos finais.

Do outro lado, o Flamengo tem sido montado pelo técnico Abel Braga sem grandes surpresas, com prioridade a jogadores estrelados que compõem o elenco. Mas a firmação de Rodrigo Caio na zaga do time titular merece destaque. Embora o Flamengo tenha pago R$ 22 milhões em sua contratação, o zagueiro chegou sob desconfiança depois de lesão e um 2018 de poucas oportunidades no São Paulo. Hoje tem atuado com segurança e é titular absoluto.

Marquinho Gabriel e Maicon Bolt

Marquinhos Gabriel  - Thomás Santos/AGIF - Thomás Santos/AGIF
Marquinhos Gabriel tem se destacado em 2019 pelo Cruzeiro
Imagem: Thomás Santos/AGIF

Na final do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG entra em campo em crise diante de uma situação crítica na Copa Libertadores, mas em meio aos problemas Maicon Bolt pode ser considerado uma boa surpresa. O atacante chegou ao clube para compor o elenco, sem gastos, e aos poucos foi ganhando espaço até chegar à titularidade. A mudança de técnico pode até comprometer a sua ascensão, mas Bolt já tem novo status no clube.

Pelo lado do Cruzeiro, Marquinhos Gabriel se transformou rapidamente em homem de confiança de Mano Menezes depois de um 2018 para esquecer no Corinthians. Ao lado de Rodriguinho, fez o torcedor cruzeirense esquecer Arrascaeta com jogos de destaque, como na vitória por 4 a 0 da última quarta-feira sobre o Huracán.

Nova opção no Grêmio

Na final do Campeonato Gaúcho, o Grêmio pode ter Jean Pyerre uma estrela improvável diante da instabilidade de medalhões como Diego Tardelli. Substituto de Luan, afastado pelo técnico Renato Gaúcho, o jovem de 20 anos marcou seu primeiro gol e teve grande atuação na vitória por 3 a 1 sobre o Rosario Central, jogo de alta tensão para um ameaçado Grêmio na Libertadores. Assim, pode ser uma arma gremista para elevar o nível na decisão.

Vivendo uma fase de estabilidade, o Internacional talvez seja o finalista com o time mais próximo daquele imaginado pelo torcedor no começo do ano, com a adição de Paolo Guerrero, livre de suspensão, para a reta final. Porém, Odair Hellmann ganhou opções confiáveis que não apareciam com destaque no começo do ano. Camilo e Jonathan Álvez, por exemplo, voltaram a ter chances e fizeram gols importantes. Os garotos Nonato e Pedro Lucas também viraram alternativa para o time.

* Colaboraram Arthur Sandes, José Eduardo Martins, Bruno Braz, Vinicius Castro, Enrico Bruno, Thiago Fernandes, Jeremias Wernek e Marinho Saldanha.

Jean Pyerre pode ser novidade do Grêmio na final do Gaúcho - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Jean Pyerre pode ser novidade do Grêmio na final do Gaúcho
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA