Topo

Sem CR7 e mais 8, Juventus perde de virada, mas pode ser campeã sem jogar

Dybala foi a principal estrela do time italiano, que poupou oito titulares fora de casa hoje - Isabella Bonotto/AFP
Dybala foi a principal estrela do time italiano, que poupou oito titulares fora de casa hoje Imagem: Isabella Bonotto/AFP

Do UOL, em São Paulo

13/04/2019 11h52

A modesta Spal, que luta para escapar das últimas posições do Campeonato Italiano, adiou a definição do título da Juventus hoje de manhã, com seis rodadas de antecedência. Com escalação praticamente reserva e jogando fora de casa, no estádio Paolo Mazza, a Juve perdeu a chance de abrir 23 pontos no Napoli e conquistar o oitavo título consecutivo ao ser derrotada, de virada, por 2 a 1. Foi só a segunda derrota do líder do Calcio na temporada.

Agora, os vice-líderes precisam vencer o Chievo amanhã, fora de casa, para manterem chance de título. Um empate neste confronto dá título à Juve sem mesmo entrar em campo no domingo. Caso o Napoli vença, a Juventus terá nova chance de ser campeã no sábado, em casa, contra a Fiorentina.

Massimiliano Allegri preservou algumas de suas principais peças porque a Juve entra em campo na terça-feira, às 16h, contra o Ajax, pela volta das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa - o jogo de ida, na Holanda, terminou empatado em 1 a 1. Szczesny, Rugani, Bonucci, Alex Sandro, Pjanic, Matuidi, Bernardeschi, Mandzukic e Cristiano Ronaldo não começaram jogando em relação ao duelo da Champions, que só teve João Cancelo, Bentancur "repetidos".

Desvio de Kean abre o placar

Kean - Alberto Lingria/Reuters - Alberto Lingria/Reuters
Juventus marcou aos 29 minutos do primeiro tempo após jogada de João Cancelo e Bentancur
Imagem: Alberto Lingria/Reuters

Desentrosado e com peças como Gozzi, zagueiro de 17 anos, e Kastanos, meio-campista de 21, ambos estreantes no time principal, a Juventus teve dificuldades nos primeiros minutos de bola rolando, mas conseguiu sair à frente aos 29 minutos do primeiro tempo. Cancelo avançou pelo lado direito, fez tabela com Bentancur e finalizou de fora da área. Antes de a bola chegar ao gol de Viviano, Kean desviou na pequena área e matou a defesa da Spal. A Juve manteve a pressão para aumentar o placar na sequência, mas o Spal se segurou bem e voltou com outra proposta para o segundo tempo.

Domínio e empate cedo

Gol do Spal - Alberto Lingria/Reuters - Alberto Lingria/Reuters
Jogada de bola parada em cobrança de escanteio rendeu empate à Spal no segundo tempo
Imagem: Alberto Lingria/Reuters

A Spal decidiu se lançar ao ataque no segundo tempo e rapidamente empatou o placar, logo aos três minutos, em jogada de bola parada. Após cobrança de escanteio de Schiattarella pela direita, Bonifazi subiu absoluto e cabeceou na direção do chão, sem defesa para Perin. Curiosamente, foi o primeiro escanteio do time mandante na partida. O bom começo de etapa complementar resultou em mais pressão contra a Juventus, e Murgia perdeu boa chance novamente de cabeça.

A Juventus decidiu voltar à ofensiva, e Allegri trocou Kastanos por Nicolussi Caviglia, que é um atacante de 18 anos. Poucos minutos depois de sua entrada, o jovem reserva recebeu passe de Cuadrado na entrada da área e bateu firme para boa defesa de Viviano. Serviu para acordar a torcida de Turim. Depois, Kean saiu para a entrada de Mavididi, inglês de 20 anos e também estreante no time principal.

Bobeira da Juve e virada

Segundo gol da Spal - Isabella Bonotto/AFP - Isabella Bonotto/AFP
Floccari tirou a camisa para comemorar o gol da vitória da Spal na 32ª rodada do Italiano
Imagem: Isabella Bonotto/AFP

A Juventus até tinha melhorado o desempenho com duas mudanças, mas foi justamente uma falha defensiva de Caviglia que rendeu a virada da Spal aos 28 minutos. Em jogada pelo lado esquerdo da entrada da área, o garoto perdeu uma dividida para Murgia, que invadiu a área e deu o passe para o capitão Floccari tirar do goleiro e fazer a festa pela virada. No restante da partida, a Spal administrou a vantagem e a Juve tentou correr atrás do prejuízo. Sem sucesso. O título ficou para depois.