Topo

Guerrero ou Tardelli? Gre-Nal tem disputa à parte entre camisas nove

Paolo Guerrero e Diego Tardelli são atrações no clássico Gre-Nal deste domingo - Ricardo Duarte/Inter // Lucas Uebel/Grêmio
Paolo Guerrero e Diego Tardelli são atrações no clássico Gre-Nal deste domingo Imagem: Ricardo Duarte/Inter // Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/04/2019 04h00

Não apenas arrancar na frente pelo título gaúcho ou simplesmente vencer o rival. O clássico Gre-Nal de hoje, a partir das 16h (de Brasília) no Beira-Rio, será o primeiro embate de um tira-teima criado recentemente no Rio Grande do Sul. Quem tem o melhor camisa 9, Inter ou Grêmio?

As histórias são parecidas. Investimentos altos, preparação para estreia, muita expectativa da torcida. E em campo, agora, em jogo de ida da final do Estadual pela primeira vez Diego Tardelli e Paolo Guerrero estarão frente a frente.

Investimento alto e grande responsabilidade

Paolo Guerrero demandou investimento alto do Inter. Em parceria com a Nike, fornecedora de material esportivo, o clube vermelho abriu mão das restrições orçamentárias para conquistar o direito de ter um jogador acima da média. Montou uma engenharia de pagamento de luvas e salários para persuadir o jogador, que deixou o Flamengo em agosto do ano passado.

O mesmo valeu para Diego Tardelli. Com o fim do vínculo no Shandong Luneng, da China, o jogador negociou com Atlético-MG e foi procurado por ao menos mais três clubes. Mas acabou convencido a atuar no Grêmio por dois fatores: proposta financeira dentro do que pretendia e Renato Gaúcho. O Tricolor elevou as cifras possíveis, colocando-o no topo dos vencimentos mensais do elenco. E Portaluppi, com quem Tardelli já conversava há bastante tempo, fez o "meio de campo" para que o acordo fosse concretizado.

Por estarem entre os mais bem pagos das duas equipes, Tardelli e Guerrero carregam grande responsabilidade, seja em gols ou ao menos na entrega em campo pelo melhor resultado.

Expectativa e primeiros jogos

Guerrero viveu expectativa por quase um ano. Estrearia pelo Inter no ano passado, mas prestes a poder atuar viu a liminar que o autorizou a jogar a última Copa do Mundo e alguns jogos pelo Flamengo ser derrubada na Justiça. Foi reativada punição por doping, que o fez ficar alijado até do convívio de treinamentos. O atacante voltou ao Peru, trabalhou por conta própria e só foi liberado para ser integrado pelo Inter em fevereiro deste ano. A punição acabou em abril, e desde então ele empilhou boas atuações. Foram dois jogos e três gols, embalando a expectativa da torcida.

Já Tardelli precisou de um tempo para recuperar a melhor forma física. Quando foi contratado, em fevereiro, estava em um período de férias alongado. A última partida pelo Luneng havia sido em novembro e desde então ele esteve liberado. Portanto, chegou e passou por um processo de recuperação física. Foi estrear em 9 de março, contra o São José. O primeiro gol veio na quarta partida, contra o Juventude. Até agora ele já tem sete jogos.

Ápice no Gre-Nal

Mais entrosados, tanto Guerrero quanto Tardelli chegam no ápice no jogo deste domingo. Ambos crescem de rendimento e estão com sequência de jogos para atuar nas finais.

"Bastante ansioso, né? Já pude entrar no Gre-Nal aqui em casa. Agora se trata de uma final, mais uma final na minha carreira. Espero que possa ser com título, respeitando o Inter. Estou ansioso, mas espero poder comemorar ao lado da nossa torcida na quarta-feira", disse Tardelli.

"O Guerrero é experiente, já jogou inúmeros clássicos. Então, ele sabe como se joga um clássico, sabe o que fazer, e estamos felizes com o recomeço dele. É dar força para ele nos ajudar como vem nos ajudando dentro de campo", completou Patrick sobre o peruano.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO
Data e hora
: 14/04/2019 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: RBS TV e PPV
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Élio Nepumoceno e José Eduardo Calza
INTERNACIONAL: Marecelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rithely (Rodrigo Dourado), Edenílson, Patrick, D'Alessandro e Nico López; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann
GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Diego Tardelli, Jean Pyerre e Everton; André.
Técnico: Renato Gaúcho