Topo

Com um a menos, PSG é atropelado por Lille e tem título francês adiado

Lille goleou o PSG por 5 a 1 e adiou a definição do Campeonato Francês - PASCAL ROSSIGNOL/REUTERS
Lille goleou o PSG por 5 a 1 e adiou a definição do Campeonato Francês Imagem: PASCAL ROSSIGNOL/REUTERS

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/04/2019 18h01

O Paris Saint-Germain adiou mais uma vez o título do Campeonato Francês. Jogando em casa, o Lille atropelou o líder por 5 a 1 e evitou que o time da capital se sagrasse campeão diante de sua torcida. Meunier, contra, abriu o placar para os donos da casa, e Bernat deixou tudo igual. Porém, o lateral foi expulso ainda no primeiro tempo, e com um a mais, o Lille marcou com Pépé, Bamba, o brasileiro Gabriel e Rui Fonte.

Foi a terceira chance desperdiçada pelo PSG de faturar o octacampeonato. A próxima será no próximo domingo (21), contra o Monaco, no Parque dos Príncipes. Com o resultado, o Lille, segundo colocado, conseguiu chegar a 64 pontos e baixar a diferença em relação ao PSG, com 81, para 17 pontos a seis rodadas do fim do torneio.

Lembrando que Neymar, que se recupera de uma lesão no pé e voltou a treinar com o PSG na última semana, não estará em campo, mas pode estar na arquibancada, já que ele costuma ver apenas os jogos do PSG no Parque dos Príncipes. A expectativa é que o camisa 10 volte aos gramados apenas na final da Copa da França, contra o Rennes, no dia 27 de abril.

O melhor: Pépé

Soube aproveitar os espaços deixados pelo PSG, puxou contra-ataques perigosos e velozes, distribuiu bolas para os companheiros e ainda deixou o seu. Grande atuação do jovem atacante marfinense. Rémy e Bamba também merecem elogios pela movimentação no ataque.

O pior: Meunier

O lateral entrou muito mal no jogo e fez um gol contra logo aos seis minutos de jogo, complicando os planos do PSG. Pouco depois, sentiu dores e precisou ser substituído - o técnico Thomas Tuchel lançou o atacante Diaby, que também não foi bem. Kimpembe também errou na marcação de dois dos cinco gols do Lille.

Mbappé lamenta gol anulado contra o Lille no estádio Pierre-Mauroy - PASCAL ROSSIGNOL/REUTERS - PASCAL ROSSIGNOL/REUTERS
Imagem: PASCAL ROSSIGNOL/REUTERS

Mbappé tem dois gols anulados

O francês infernizou os zagueiros com muita disposição, velocidade e talento. Deu assistência para o gol de Bernat e ainda teve dois gols bem anulados por impedimento. Quando o Lille conseguiu abrir 2 a 1, o jogador insistiu em buscar espaços e correr atrás, mas o PSG, aberto em busca do gol, acabou vítima dos rápidos contra-ataques dos donos da casa.

Jogo intenso desde os primeiros minutos

O duelo entre o líder e o vice-líder, como esperado, foi muito intenso e brigado. Mbappé aproveitou tabela entre Meunier e Dani Alves e marcou logo no primeiro minuto, mas foi flagrado em posição de impedimento. O Lille respondeu com chute perigoso de Rémy, mas faltou capricho na pontaria. E aí, aos seis minutos, Pepé cruzou e Meunier, na ânsia de afastar, mandou para o próprio gol.

PSG faz contra, mas responde rápido com Bernat

Sendo a vitória o único resultado possível para o Lille evitar o título do PSG diante de sua torcida, o PSG foi para cima. Mbappé fez uma belíssima jogada pela ponta direita, deixou os marcadores na saudade e deu a bola de presente para Bernat completar para as redes e empatar o jogo. Dois minutos depois, Mbappé chegou à rede de novo, após lançamento de Thiago Mendes, mas foi novamente flagrado em posição ilegal.

Lesões e três substituições no primeiro tempo

Não foi apenas Meunier que se lesionou e precisou ir mais cedo para o banco. Aos 15 minutos, o capitão Thiago Silva também sentiu dores e precisou ser trocado por Kehner. O capitão fez muita falta, tanto para controlar os ânimos dos companheiros como na composição da linha defensiva. Aliás, a bruxa estava solta no primeiro tempo em Lille, e o zagueiro brasileiro Gabriel foi acionado para entrar no lugar de Soumaoro.

Bernat vai do céu ao inferno

O lateral esquerdo do PSG aproveitou uma bela jogada de Mbappé pela direita para deixar tudo igual no início do primeiro tempo. No final do primeiro tempo, contudo, puxou o braço de Pepe para travar um contra-ataque e acabou expulso. O juiz ainda consultou o árbitro de vídeo e manteve a decisão. Com um a menos, o PSG se complicou para deter a velocidade dos atacantes do Lille, que só não marcaram mais um no primeiro tempo porque Dani Alves deu um carrinho certeiro para travar chute de Xeka.

PSG volta do intervalo campeão, mas Lille reage

Foi do PSG a primeira ação depois do intervalo. Logo aos dois minutos, Kehrer ganhou de Gabriel na área e cabeceou bem perto da trave. Parecia que a pressão seria dos visitantes, mas o Lille, três minutos depois, jogou um balde de água fria no time de Paris. Diaby perdeu a bola na entrada da área e cedeu um contragolpe fatal para Pépé, que deslocou Areola e fez 2 a 1.

Rémy perde chance e PSG pressiona

Precisando apenas do empate, o PSG tentou retomar a pressão, mas sofreu com a defesa bem postada do Lille. Rémy e Bamba perderam duas boas chances de marcar, mas Bamba se redimiu em seguida. Aos 19 minutos, também aproveitou os espaços deixados pelo PSG, recebeu livre na área e marcou o terceiro.

Virou passeio. E com toque brasileiro...

Lembra do zagueiro Gabriel, que entrou no lugar do lesionado Soumaoro? O garoto vindo da base do Avaí também deixou o dele. Aproveitou uma falta cobrada na área e ganhou no alto para fazer o quarto gol do Lille. E Rémy e Bamba só não fizeram mais por causa do goleiro Areola. Aos 38, contudo, Rui Fonte conseguiu furar o goleiro: ganhou a disputa no alto para marcar e fechar a goleada.

Título ficou para a próxima

O PSG sentiu a ausência de Bernat e do capitão Thiago Silva, substituído por lesão, e teve a festa do título adiada pela terceira vez. Foi a segunda derrota seguida do time e a mais elástica desta edição do torneio. A próxima oportunidade do time de Paris se sagrar campeão será no clássico com o Monaco, no próximo final de semana.

FICHA TÉCNICA
LILLE 5 X 1 PSG

Data e hora: 14 de abril de 2019, domingo, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Pierre-Mauroy, em Lille (FRA)
Motivo: 32ª rodada do Campeonato Francês
Cartões amarelos: Thiago Mendes, Mbappé e Draxler
Cartões vermelhos: Bernat
Gols: Meunier (contra) aos 6' e Bernat aos 10' do primeiro tempo; Pépé aos 5', Bamba aos 19', Gabriel aos 25' e Rui Fonte aos 38' do segundo tempo

LILLE: Maignan; Çelik, José Fonte, Soumaoro (Gabriel), Koné; Xeka (Soumaré), Thiago Mendes; Pépé, Ikoné (Rui Fonte), Bamba; Rémy. Técnico: Christophe Galtier
PSG: Areola; Meunier (Diaby), Thiago Silva (Kehrer), Kimpembe, Bernat; Daniel Alves, Verratti, Paredes, Dagba; Draxler (Kurzawa); Mbappé. Técnico: Thomas Tuchel

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente, faltam seis rodadas para o fim do campeonato.