Topo

Pintura de Messi e desabafo de Coutinho: Barça vence United e vai às semis

Messi comemora gol do Barcelona contra o Manchester United - PAU BARRENA / AFP
Messi comemora gol do Barcelona contra o Manchester United Imagem: PAU BARRENA / AFP

Do UOL, em São Paulo

16/04/2019 17h50

Lionel Messi não marcava há 12 jogos em quartas de final da Liga dos Campeões, mas deu fim ao jejum da melhor maneira. O argentino marcou duas vezes (um golaço e uma falha de De Gea) e comandou o Barcelona na vitória por 3 a 0 contra o Manchester United, hoje, no Camp Nou, no duelo de volta das quartas da Champions. Coutinho também foi às redes com um belo gol e desabafou na comemoração.

O time catalão já havia vencido a ida, fora de casa, por 1 a 0. O Barça não passava das quartas desde a temporada 2014-15, justamente quando foi campeão pela última vez.

O próximo adversário sairá do confronto entre Liverpool e Porto, que se enfrentam amanhã. Os ingleses venceram a ida, em casa, por 2 a 0.

Quem foi bem: Messi quer dançar

Messi - Reuters/Carl Recine - Reuters/Carl Recine
Imagem: Reuters/Carl Recine

Messi foi o maestro do jogo e fez os marcadores do United sofrerem. Ele deu caneta em Fred no início da jogada do primeiro gol e depois ainda colocou Jones para dançar na etapa inicial. No segundo tempo, foi a vez de McTominay entrar no baile. Além dos dois gols, o argentino ainda tentou de bicicleta - a bola saiu - para completar o show no Camp Nou

Quem foi mal: De Gea falha feio

De Gea falha - REUTERS/Sergio Perez - REUTERS/Sergio Perez
Imagem: REUTERS/Sergio Perez

É verdade que o goleiro espanhol não teve chances no primeiro gol de Messi, mas falhou feio no segundo. De Gea não segurou fraco chute de perna direita, caiu para fazer a defesa, mas viu a bola passar por baixo dos seus braços. Ele ainda fez uma defesa com o rosto em cima da linha no final do 1º tempo, um "milagre sem querer", mas a falha mais cedo custou caro.

Nem 1 minuto e bola no travessão

Os dois gols do Barça logo no primeiro tempo praticamente mataram o confronto, mas tudo poderia ser diferente logo no começo do jogo. Precisando recuperar a derrota na ida, o United se lançou ao ataque, e Rashford chegou a acertar o travessão no primeiro minuto.

Árbitro consulta VAR e anula pênalti do Barça

VAR Barcelona - Eric Alonso/MB Media/Getty Images - Eric Alonso/MB Media/Getty Images
Imagem: Eric Alonso/MB Media/Getty Images

Quando a partida ainda estava 0 a 0, o árbitro de vídeo (VAR) foi usado aos 10 minutos de jogo. Coutinho ajeitou de peito para Rakitic, que dividiu com Fred e caiu dentro da área. O brasileiro tocou a perna do croata. O juiz alemão Felix Brych marcou o pênalti, mas ouviu o que o VAR tinha a dizer e voltou atrás após rever a jogada à beira do campo.

Messi resolve em 4 minutos

Fred e Messi - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Pouco depois do lance do VAR, o Barça abriu o placar com uma pintura de Messi. Aos 16 minutos, o argentino recebeu pela direita, deu uma caneta em Fred e bateu rasteiro no canto direito de De Gea. O argentino apareceu quatro minutos depois para marcar de novo. Fred se atrapalhou, Messi recebeu pelo meio e bateu fraco de perna direita. De Gea aceitou.

Coutinho faz golaço e desabafa

Coutinho - LLUIS GENE / AFP - LLUIS GENE / AFP
Imagem: LLUIS GENE / AFP

Coutinho também marcou seu golaço. Aos 15 minutos do segundo tempo, o brasileiro recebeu de frente para o gol e mandou uma bomba no ângulo. O camisa 7, que chegou a ser vaiado em outro jogo, comemorou colocando os dedos no ouvido e desabafou com um xingamento em direção à torcida. O meia da seleção brasileira foi substituído por Dembélé aos 35 minutos e saiu de campo aplaudido de pé pelos torcedores, mas não retribuiu os aplausos.

FICHA TÉCNICA
BARCELONA 3 X 0 MANCHESTER UNITED

Data e hora: 16 de abril de 2019, às 16h (de Brasília)
Local: Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Auxiliares: Mark Borsch e Stefan Lupp (ambos da Alemanha)
Gols: Messi, aos 16 e aos 20 do 1º tempo; Coutinho, aos 15 do 2º tempo

BARCELONA: Ter Stegen; Sergi Roberto (Semedo), Piqué, Lenglet e Alba; Rakitic, Busquets e Arthur (Vidal); Messi, Suárez e Coutinho (Dembélé)
Técnico: Ernesto Valverde

MANCHESTER UNITED: De Gea; Lindelof, Smalling e Jones; McTominay, Fred, Pogba e Young; Rashford (Lukaku), Lingard (Alexis Sánchez) e Martial (Dalot)
Técnico: Ole Gunnar Solskjaer

- pra notas de barça x united