Topo

Além do título... O que está em jogo para o Fla na final contra o Vasco?

Os jogadores do Flamengo vivem a expectativa pelo título do Campeonato Carioca - Alexandre Vidal / Flamengo
Os jogadores do Flamengo vivem a expectativa pelo título do Campeonato Carioca Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/04/2019 04h00

No próximo domingo, o Flamengo tem pela frente mais um duelo contra o Vasco. Com a boa vantagem construída no primeiro jogo - vitória por 2 a 0 -, o Rubro-negro ficou mais perto do 35º título estadual. A conquista, claro, tem peso pela rivalidade, pois possibilitaria a ampliação da hegemonia no Rio de Janeiro.

Mas não é só isso. A final do Carioca tem mais a oferecer ao Flamengo. Além de erguer a taça, o clube da Gávea pode colher benefícios importantes se confirmar o favoritismo em um Maracanã com maioria de torcedores rubro-negros.

Dinheiro em caixa

Se conquistar o título estadual, o Flamengo embolsará R$ 3,5 milhões da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). Além, claro, de R$ 1 milhão já em caixa pelo título da Taça Rio. O plano é destinar metade do valor para divisão entre os integrantes do departamento de futebol, responsáveis diretamente pelo dia a dia no CT Ninho do Urubu.

Recorde de invencibilidade

Mesmo se perder por um gol de diferença, o Flamengo será campeão estadual por conta da vantagem obtida no primeiro jogo. Mas, se empatar ou vencer novamente, o Rubro-negro alcançará a maior marca de invencibilidade sobre o principal rival. Já são 11 jogos invictos, sequência que aconteceu outras três vezes: 1941 a 1943, 1971 a 1973 e 2012 a 2015. O último revés para o Cruzmaltino foi em 2016.

Moral para decisão na Libertadores

Na próxima semana, o Flamengo tem um jogo importantíssimo contra a LDU-EQU, na altitude de Quito. O Rubro-negro precisa apenas de um empate para avançar às oitavas de final da Copa Libertadores. O título do Campeonato Carioca, claro, dará moral ao elenco para o compromisso. Cumprir a missão fora de casa é fundamental para o Rubro-negro não depender do último jogo contra o Peñarol-URU.

Tranquilidade, ainda que momentânea

Se levantar a taça do Campeonato Carioca, o Flamengo terá alguns momentos de condição rara para desfrutar. Ainda que tenha a decisão pela Libertadores poucos dias depois, o clube viverá situação favorável. Se garantir a vaga nas oitavas de final, o Rubro-negro poderá respirar até por um tempo ainda maior, mesmo com o início do Campeonato Brasileiro já no outro final de semana.

Siga o UOL Esporte no