Topo

Eliminação da Juventus impede duelo CR7 x Messi pela 1ª vez em 12 anos

Cristiano Ronaldo demonstra insatisfação com partida que marcou a eliminação da Juve - Isabella Bonotto/AFP
Cristiano Ronaldo demonstra insatisfação com partida que marcou a eliminação da Juve
Imagem: Isabella Bonotto/AFP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/04/2019 13h45

Pela primeira vez em 12 anos, o futebol europeu não testemunhará pelo menos um embate dos dois maiores jogadores da atual geração. Com a eliminação da Juventus para o Ajax na fase quartas de final da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo perdeu a última chance de encarar Lionel Messi, do Barcelona, em uma partida de competição oficial. A última vez em que não se enfrentaram foi em 2007.

Desde o ano de 2008, quando o português, ainda pelo Manchester United, eliminou o Barça do argentino na fase semifinal da Champions League, os dois grandes atletas do futebol mundial na atualidade se enfrentam pelo menos uma vez ao ano. CR7, vencedor no primeiro embate, acabou campeão do torneio europeu naquele ano.

Um duelo de Liga dos Campeões seria a única chance de embate entre os dois na atual temporada, a primeira de Cristiano Ronaldo na Itália depois de quase uma década no Real Madrid.

A passagem pela Espanha, por sinal, serviu para potencializar a rivalidade nas discussões sobre quem é o melhor jogador de sua geração. Entre Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa, os astros dividiram o campo 28 vezes - Ronaldo supera Messi apenas na copa nacional, com dois resultados positivos contra um do sul-americano.

Durante mais de uma década de embates, Messi e Cristiano Ronaldo se enfrentaram 35 vezes somando todas as competições e amistosos pelas seleções, com vantagem para o argentino: 16 vitórias contra 10 do português, além de nove empates.

Messi Barcelona - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
Messi anotou dois gols na vitória e foi fundamental para a classificação do Barça à semifinal
Imagem: Carl Recine/Reuters

Em Liga dos Campeões, o camisa 10 do Barça também leva a melhor com dois triunfos contra um do europeu, em cinco partidas.

Enquanto Cristiano Ronaldo se despediu da Liga dos Campeões, Messi segue vivo em busca do quinto título europeu. Também na noite de ontem (16), o Barcelona derrotou o Manchester United por 3 a 0, no Camp Nou, e se assegurou nas semifinais do principal torneio da Uefa.

Barça e Ajax aguardam outros dois rivais para o fechamento da tabela da semifinal. Hoje (17), o Tottenham, que venceu por 1 a 0 na ida, enfrenta o Manchester City de Pep Guardiola fora de casa. Outro inglês vivo no torneio, o Liverpool defende uma vantagem de 2 a 0 contra o Porto, em Portugal.

Rafael Reis: "Messi prova que joga, sim, em decisões"

UOL Esporte