Topo

Brasileirão - 2019

Novas regras do futebol entrarão em vigor desde início do BR-19, diz Gaciba

Leonardo Gaciba, chefe da Comissão de Arbitragem da CBF - reprodução/CBF
Leonardo Gaciba, chefe da Comissão de Arbitragem da CBF Imagem: reprodução/CBF

Do UOL, em São Paulo

18/04/2019 21h49

Leonardo Gaciba, novo chefe da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirmou que as novas regras da International Board (IFAB, o órgão responsável por gerir o regulamento do futebol) entrarão em vigor desde o início do Campeonato Brasileiro. No restante do planeta, as novas determinações só terão validade a partir de 1º de junho.

O ex-árbitro explicou que a adaptação se dá para evitar injustiças que poderiam ocorrer com mudanças no meio do campeonato, como a nova regra que estipula que treinadores também podem ser advertidos com cartões amarelos e vermelhos.

"As novas regras da International Board vão ser aplicadas desde a primeira rodada das quatro séries do Campeonato Brasileiro. (...) Vamos adotar as regras antes de 1º de junho para evitar incorrer no risco de punir os treinadores de forma desigual. (...) Vale lembrar que os cartões são critério de desempate também", disse em entrevista ao Fox Sports.

Além dessa novidade, Gaciba afirmou que não haverá mais a famosa "geladeira" para árbitros que cometerem erros graves. Além disso, ele prometeu um aumento substancial dos pagamentos aos árbitros e afirmou sonhar com a profissionalização da categoria, apesar de admitir que este é um objetivo mais distante.

"Não depende só de mim a profissionalização dos árbitros. É um dos nossos objetivos e vamos trabalhar juridicamente com esse objetivo. Se dependesse de mim, os árbitros viveriam de apitar a partir de amanhã.[...] A geladeira acabou! Eu estou perdendo os meus árbitros se eu permito esse linchamento público, se eu jogo ele para os leões. Os prêmios também vão acabar. Em vez disso, vamos dar um aumento fixo. O último aumento desse tipo foi no ano de 2001", disse.

Quais são as determinações da International Board?

Mão na bola - A regra será mais precisa, de acordo com a International Board. Qualquer gol marcado diretamente com a mão e qualquer chance de gol criada desta maneira serão invalidados.

Substituições - A IFAB também decidiu que o jogador terá a obrigação de deixar o campo pela linha mais próxima quando for substituído, aumentando a fluidez da partida.

Cartões para a comissão técnica - Os treinadores e membros das comissões técnicas poderão ser advertidos com cartões amarelos e vermelhos.

Pênaltis - O goleiro só será obrigado a manter um dos pés sobre a linha do gol antes da cobrança da penalidade máxima.

Bola ao chão - O juiz sempre deverá reiniciar o jogo dessa forma quando a bola bater em seu corpo.

Tiro de meta - O goleiro não será mais obrigado a cobrar tiros de meta ou faltas dentro da área para fora da área.