Topo

Internacional

Como o Inter preparou promessa argentina para ser titular na Libertadores

Martin Sarrafiore será titular do Inter contra o Alianza Lima, no Peru - Ricardo Duarte/Inter
Martin Sarrafiore será titular do Inter contra o Alianza Lima, no Peru Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

23/04/2019 04h00

Martin Sarrafiore será titular pela primeira vez na Libertadores. Apresentado pelo Inter há pouco menos de um ano, a promessa argentina de 21 anos poderá, enfim, ser testado no time principal e numa competição "pesada". E o caminho até começar jogando não foi nada simples e contou com muito trabalho de bastidor.

Trabalho psicológico: Segurança em meio à polêmica

Contratado do Huracán após assinar pré-contrato com Inter, Sarrafiore se viu em meio a uma polêmica antes mesmo de chegar. Seu time o retirou do elenco principal, devolvendo para as categorias de base e impedindo de atuar por seis meses ao saber do acerto com Inter. Por lá, o jovem se viu longe dos trabalhos e jogos pela decisão de se transferir.

"Se uma pessoa mais experiente já ficaria em dúvida, imagina o que passa pela cabeça de um jovem num momento como esse, cheio dos anseios e dúvidas naturais da idade", disse o técnico Odair Hellmann sobre ele.

Sarrafiore, porém, recebeu o primeiro trabalho específico do Inter antes mesmo de chegar ao clube. Contatos em série, não só para saber de sua condição física, mas para dar tranquilidade sobre a chegada, para falar do clube, visitas a Porto Alegre, tudo montou um cenário de tranquilidade para que ele pudesse chegar e jogar.

Trabalho físico: É preciso ganhar força

O Sarrafiore que chegou ao Inter não é o mesmo de hoje em dia, basta olhar para perceber. O menino ainda carrega o semblante que aparenta ter menos idade do que tem, mas o porte físico mudou bastante. Os ombros finos e a constatação simples de pouco peso deram lugar a um jogador robusto e os músculos cada vez mais salientes. O meia-atacante ainda passa por um processo de ganho de massa muscular, mas é evidente o quão mais forte já está para aguentar os primeiros jogos de equipe principal que teve.

Trabalho tático: Onde é melhor jogar

Depois de estar em iguais condições aos companheiros, Sarrafiore precisou encarar um novo trabalho: a definição de posicionamento. Originalmente meia, ele esbarrou na formação adotada pelo Inter, que não utiliza tal jogador. A partir daí foi testado em duas funções diferentes. Já atuou como central, posto ocupado por Patrick na equipe considerada titular, e também aberto pelo lado direito, num movimento de aproximação do flanco para o centro, e por ali foi melhor. Definir a posição o fez passar a brigar mais diretamente por oportunidades na equipe, principalmente desde o início dos jogos.

Trabalho além do campo: Adaptação, facilidades

Além disso, Sarrafiore ainda ganhou cuidados especiais fora de campo. A direção do Internacional deu todo suporte para que ele encontrasse a melhor forma de se estabelecer no país, com a frequente presença da família dele em Porto Alegre. D'Alessandro serviu como "guia", a exemplo do que faz com todos estrangeiros que chegam sem experiência no Brasil, fazendo com que Sarrafiore rapidamente conseguisse se explicar e entender os colegas, além de estar adaptado ao novo clube.

Experimentos no Estadual

Independente da posição em que atuou, o gringo foi testado em 10 jogos no Estadual. E conquistou a torcida rapidamente. Acabou o torneio com três gols, mesmo em apenas 378 minutos em campo, e mostrou que merecia ser utilizado mais vezes junto ao time titular.

Prova

Agora apresenta-se a prova mais pesada. Pelos treinamentos de domingo e segunda-feira, Sarrafiore será titular contra o Alianza Lima, quarta-feira, pela quinta rodada do grupo A da Libertadores. Seu primeiro jogo em competições continentais ocorrerá fora de casa e num posto que, dependendo do rendimento, poderá passar a ser seu na equipe.

O duelo está marcado para as 21h30 (de Brasília). Já classificado,o Colorado joga com objetivo de ficar em primeiro na chave.

Internacional