Topo

Internacional

Guerrero encara clube do coração onde sonha voltar a jogar no futuro

Paolo Guerrero jogará contra o time de seu coração, o Alianza Lima, do Peru - Ricardo Duarte/Inter
Paolo Guerrero jogará contra o time de seu coração, o Alianza Lima, do Peru Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2019 04h00

A partida de hoje será especial para Paolo Guerrero. O centroavante de 35 anos defenderá o Inter contra o clube de seu coração, o Alianza Lima. Não apenas pelo início na base da equipe rival pelo grupo A da Libertadores, mas por tudo que passou recentemente e o apoio que sempre teve de seus conterrâneos, o atleta certamente estará emocionado a partir das 21h30 (de Brasília).

Para classificação, o jogo não vale tanto assim. O Inter já conquistou vaga nas oitavas de final da competição e depende apenas de uma vitória para confirmar o primeiro lugar no grupo com uma rodada de antecedência.

Mas será um jogo de muita emoção. Guerrero não chegou a atuar profissionalmente pelo Alianza. Nunca jogou uma partida sequer de competições de clubes em seu país. Mas carrega no coração a equipe que lhe deu as primeiras chances.

Desde a chegada, o jogador foi tratado como celebridade. Uma multidão esperava o Inter no aeroporto de Lima apenas para ver Paolo. Ele é considerado como um embaixador do futebol peruano. "É um filho querido do país", disse o gerente esportivo do Alianza, Gustavo Zevallos, ao jornal Correio do Povo.

Com apenas 16 anos, Guerrero deixou a base do Alianza Lima para atuar no Bayern de Munique. Depois jogou no Hamburgo, no Corinthians, no Flamengo e agora no Inter.

Ainda que não tenha atuado profissionalmente pelo Alianza Lima no país, Guerrero vestiu as cores do clube em um amistoso quando tinha contrato com o Flamengo. Tratava-se da despedida de Waldir Sáenz, ídolo do clube.

"Para mim será diferente. Tudo isso, as pessoas me tratando tão bem desde que cheguei, é um prazer, é o time que eu amo, será difícil. Mas tenho que me manter pensando apenas no Inter, no jogo que é importante para nós. Estamos classificados, mas queremos confirmar o primeiro lugar", disse Paolo Guerrero em entrevista coletiva.

A ligação, porém, seguiu forte. Tanto que Guerrero e Jefferson Farfán, que chegou a jogar profissionalmente no time, pretendem encerrar as carreiras esportivas por lá. Mas isso será assunto para mais tarde, pois três anos de vínculo com o Inter ainda estão pela frente.

"É o sonho de todo torcedor do Alianza, voltar algum dia. E eu sou torcedor do time. Não seria diferente. Mas agora penso apenas no Inter, que é a equipe que eu defendo", admitiu Guerrero.

"Brincamos de só ele tirar foto (no Peru). Ele é um ídolo do país, do clube e da seleção. Todos vão querer ver ele de perto", brincou o colega Rodrigo Dourado. "Ele estava esperando muito para jogar, ainda mais este jogo. Vemos a felicidade dele no campo por nos ajudar. Além de um craque dentro de campo, é uma grande pessoa e ficamos felizes pelo sucesso dele", completou.

A expectativa gerada pela presença de Guerrero é a maior possível. A imprensa peruana noticia lotação do estádio Nacional, cuja capacidade é de 50 mil pessoas.

Família ligada ao clube por acidente

A família de Paolo Guerrero é ligada ao Alianza desde antes do nascimento dele. O tio do centroavante do Inter, Caíco Gonzáles, era goleiro da equipe e acabou vítima de uma tragédia. Em 8 de dezembro de 1987, o avião que transportava a delegação do time caiu no mar e o acidente não deixou sobreviventes. Ao todo foram 43 mortos entre jogadores, comissão técnica, líderes de torcida, dirigentes, árbitros e profissionais da marinha peruana.

Guerrero tinha apenas três anos quando aconteceu e era muito ligado ao tio.

FICHA TÉCNICA
ALIANZA LIMA X INTERNACIONAL
Data e hora:
24/04/2019 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Nacional, em Lima (Peru)
Transmissão na TV: Globo
Árbitro: Raul Orosco (BOL)
Auxiliares: Juan Pablo Montaño e Ariel Guizada (ambos bolivianos)
ALIANZA LIMA: Gallese; Cuba, Gonzalo Godoy, Hansell Riojas, Duclós, Anthony Rosell; Tomás Costa, Carlos Beltrán, Quevedo e Manzaneda; Mauricio Affonso.
Técnico: Miguel Ángel Rosso
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Sarrafiore e Nico López; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann

Internacional