Topo

Não é só Salah! Torcer pelo rival é mais comum do que você imagina

Salah não precisa se envergonhar: Liverpool torce para o rival Manchester United nesta quarta - LLUIS GENE / AFP
Salah não precisa se envergonhar: Liverpool torce para o rival Manchester United nesta quarta
Imagem: LLUIS GENE / AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/04/2019 04h00

Mohamed Salah e companhia estarão concentrados na televisão hoje (24). Líder do Campeonato Inglês, o Liverpool depende de um tropeço do Manchester City no clássico diante do Manchester United, em Old Trafford, às 16h (de Brasília), para depender apenas de si para quebrar o jejum de quase 30 anos sem levantar o troféu mais importante do país.

Por isso, a torcida do Liverpool, primeiro colocado com 88 pontos, dois a mais do que o City, vai apoiar o United, seu rival histórico. Torcer para um adversário ferrenho não é novidade na história recente do futebol mundial, como podemos exemplificar em cinco situações recentes ocorridas no Brasil.

Corintianos torcem pelo Palmeiras...

O Campeonato Brasileiro de 2010 teve a marca peculiar do apoio de corintianos ao Palmeiras. Na briga pelo título, o clube alvinegro dependia de um tropeço do Fluminense para ganhar espaço na disputa pelo troféu. Não deu certo: os cariocas venceram por 2 a 1, em Barueri, e se aproximaram da conquista.

Fluminense Palmeiras - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
Palmeirenses não acharam ruim a vitória do Fluminense em 2010, para lamento dos corintianos
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

...e pelo São Paulo

Antes do duelo contra o Palmeiras, o Fluminense teve pela frente o São Paulo também em Barueri. A torcida corintiana também se mostrou ineficaz. Com apoio até dos são-paulinos, os cariocas golearam por 4 a 1 e assumiram a liderança do Campeonato Brasileiro. O Corinthians, por outro lado, terminou o Brasileirão em terceiro.

São Paulo Fluminense - Fabio Braga/Folhapress - Fabio Braga/Folhapress
Corinthians torcia pelo São Paulo, mas os torcedores são-paulinos mostraram outro interesse diante do Flu
Imagem: Fabio Braga/Folhapress

"Porcorinthians"

Um ano antes, os corintianos poderiam mudar o destino do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. O Corinthians recebeu o Flamengo em Campinas e ajudaria o time alviverde na disputa pelo título em caso de vitória. O clube rubro-negro dominou, venceu por 2 a 0 e rumou para o título.

Corinthians Flamengo 2009 - Rivaldo Gomes/Folhapress - Rivaldo Gomes/Folhapress
Corinthians poderia ajudar o Palmeiras em 2009, mas foi dominado pelo Flamengo
Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Tricolores rubro-negros

O Fluminense dependeu do Flamengo para ir à fase final do Campeonato Carioca deste ano. A torcida dos tricolores para os rubro-negros ocorreu na final da Taça Rio, já que o título do Vasco eliminaria Fernando Diniz e seus comandados - deu certo, mas o Flu acabou eliminado na semifinal do Estadual pelo próprio Fla.

Flamengo Fluminense Taça Rio - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Título do Flamengo na Taça Rio beneficiou o Flu, que acabou eliminado pelo próprio Fla na semifinal
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Palmeirenses alvinegros praianos

O Palmeiras, por pouco, não caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro pela terceira vez. Era 2014, e o time alviverde jogava em um novíssimo Allianz Parque contra o Athlético para evitar nova queda. Ao mesmo tempo, torcedores ouviam no rádio a partida entre Vitória e Santos, de olho no apoio ao time do litoral paulista. A vitória santista na Bahia evitou um drama maior, já que os palmeirenses não fizeram a sua parte e ficaram no 1 a 1.

Palmeiras comemora título - Eduardo Anizeli/Folhapress - Eduardo Anizeli/Folhapress
Palmeirenses comemoram o gol do Santos contra o Vitória, que expurgou qualquer chance de rebaixamento
Imagem: Eduardo Anizeli/Folhapress