Topo

Flamengo conseguirá se classificar na Libertadores? Blogueiros opinam

Cuellar carrega a bola pelo Flamengo e é seguido por jogador da LDU - Alexandre Vidal / Flamengo
Cuellar carrega a bola pelo Flamengo e é seguido por jogador da LDU Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, em Santos (SP)

25/04/2019 15h12

Com a derrota para a LDU na noite de ontem, o Flamengo deixou a sua classificação para as oitavas de final da Libertadores mais complicada e agora terá um jogo de vida ou morte na última rodada, contra o Peñarol, em Montevidéu, para seguir vivo na competição sul-americana. O time de Abel Braga precisa de um empate para não depender do outro jogo da chave, entre LDU - que ainda busca a vaga - e San José.

Apesar das dificuldades, será que o Flamengo consegue avançar para a próxima fase da Libertadores? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte. Confira o que eles disseram e vote na enquete que está no pé da matéria:

ANDRÉ ROCHA

O cenário é semelhante ao de 2017 na matemática, mas diferente na prática. Há dois anos o Flamengo vinha de vitória sobre a Católica no Maracanã e usou titulares na estreia do Brasileiro contra o Atlético Mineiro antes de encarar o San Lorenzo.

Agora vai para Montevidéu escaldado, deve poupar contra o Cruzeiro e, numa disputa mais mental, já que virou jogo eliminatório, ter um treinador mais experiente e "sanguíneo" como Abel Braga pode ser melhor dentro do contexto. Mas a desorganização em campo deve pesar contra de novo. Diria objetivamente que está 50% a 50%.

JULIO GOMES

Sim, conseguirá. O Flamengo não joga nada, mas conseguir um empate no Uruguai está longe de ser o fim do mundo. Basta ter um pouquinho de atenção e consciência tática. Isso, geralmente Abel consegue fazer seus times terem nas partidas cruciais.

MARCEL RIZZO

Flamengo joga por um empate, por isso acredito que passa. Mas tem que jogar mais bola. Times brasileiros têm mania de entrar em campo fora de casa na Libertadores para empatar, levam um gol na pressão do rival e depois se atrapalham todo para voltar ao jogo. Abel Braga faz um trabalho bem ruim neste momento.

MAURO BETING

Passará. Apertado como não deveria. Mas passará. Desde que não pesem tanto as eliminações recentes. Desde que o elenco não se perca nessa esquizofrenia de que é o pior das Américas na Libertadores ou o melhor do mundo quando joga qualquer outro torneio.

MAURO CEZAR

Sim. Por pura sorte, pelo talento de seus jogadores, pela instabilidade do Peñarol, pela possibilidade, mínima, de zebra, no jogo LDU x San Jose. Puro palpite. Mas pelo que (não) fez na Libertadores até aqui, o Flamengo merece é ser eliminado.

MENON

O Flamengo passa. O jogo terá uma situação inversa ao do primeiro turno, quando o Penarol se fechou e marcou no final, em contra-ataque. Agora, os uruguaios precisam vencer e o Flamengo tem bom jogo de transição, com Bruno Henrique e Gabigol. O que pode brecar o Flamengo é a desconcentração e um estilo blasé, recorrentes.

PERRONE

Acredito que o Flamengo consegue se classificar. Tem time para arrancar um ponto do Peñarol no Uruguai. Não será fácil, mas se aguentar a pressão, equilibrar ataque e defesa e explorar bem a qualidade individual de seus jogadores buscará a vaga no campo do adversário.

PVC

Passará. Esta opinião é um palpite, porque o Flamengo precisa de um empate e pode conseguir. E porque há chance de a LDU não vencer o San José, apesar de esta possibilidade ser remota. Evidente que o Flamengo tem problemas. Especialmente quando precisa sustentar um resultado com troca de passes no ataque, não consegue fazer. Por outro lado, é bom sempre olhar para a história e lembrar de situações em que se decretou fracassos pessoais ou coletivos antes da hora. Júnior foi apontado como um lateral que não poderia jogar pelo Flamengo, em 1978, depois de perder para o Grêmio por 5 x 2, em Porto Alegre. O time campeão brasileiro perdeu para o Botafogo-PB por 2 x 1, na primeira fase do Brasileiro de 1980, e o Coritiba goleou por 5 x 0 na campanha de 2009. Em ambos os casos, o Flamengo terminou campeão. A montagem de uma equipe depende de tranquilidade. A impressão é de que o maior adversário do Flamengo para voltar a ganhar títulos nacionais ou internacionais é a pressão acima do sustentável.

RODRIGO MATTOS

Não era para o Flamengo estar nesta situação na última rodada em um grupo fácil. Só ficou no sufoco pelas péssimas atuações diante de Peñarol (em casa) e LDU (fora). A LDU deve vencer o San Jose com facilidade em Quito no jogo derradeiro, e aí uma derrota para Peñarol fora eliminaria o Flamengo. Como o time não é confiável, pela falta de padrão tático, a vaga está seriamente ameaçada. Até porque o Peñarol, com suas limitações, foi superior ao time carioca no Maracanã. Para completar, há o histórico já que time caiu em condições similares em 2017. Diria que, neste cenário, há uma chance meio a meio de classificação e eliminação. Se o Flamengo entrar para se defender no Uruguai, aí a desclassificação é quase certa.

Flamengo conseguirá a classificação para oitavas da Libertadores?

Resultado parcial

Total de 19871 votos
39,88%
60,12%