Topo

Athletico

Como o Athletico chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

Rodolfo Buhrer/Reuters
Imagem: Rodolfo Buhrer/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

O fim dos Estaduais não representou muito ao campeão Athletico em relação ao que o time pode apresentar no Brasileirão. Pelo sétimo ano seguido (exceção à 2016), o clube mandou a campo sua equipe de Aspirantes, formada por jovens e por jogadores que buscam recolocação no mercado da bola, caso de Marquinho, ex-Fluminense, que não permaneceu no Furacão. Já o elenco principal ganhou notoriedade pela boa campanha na Libertadores até o momento, o que aponta o time como um dos favoritos a buscar o topo da tabela no campeonato nacional.

O clube planeja dedicar mais força à Copa do Brasil e à Copa Libertadores, onde já faz boa campanha. O clube perdeu apenas duas peças do time titular e repôs com qualidade. Em Curitiba, ninguém mais se lembra de Pablo, com Marco Ruben fazendo um gol por jogo. As revelações, como Bruno Guimarães e Renan Lodi, ficaram (pelo menos até agora...), e nomes como Lucho González e Thiago Heleno equilibram a equipe de Tiago Nunes, um técnico que mostrou saber armar times ofensivos e seguros, mas, principalmente, demonstrou gestão de carreira ao rejeitar a proposta do Atlético-MG para sair em meio ao trabalho que o colocou em alta no Brasil. Ainda há outros elementos. O Athletico venceu o Estadual com seu time alternativo, revelou mais jogadores, como Khellven, Vitinho e Lucas Halter, e ainda poupou seu elenco principal para o segundo semestre do ano. Forte em casa, o Athletico terá menos jogos que os concorrentes ao final da temporada, e isso poderá ser uma diferença. Resta ver como o intempestivo Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho e liderança do clube, irá lidar com eventuais tropeços. E como lidará com o assédio do mercado a suas melhores peças, seja resistindo às vendas, seja com reposições à altura.
Julio Gomes, blogueiro do UOL Esporte

Destaque principal

Marco Ruben - EFE/Hedeson Alves - EFE/Hedeson Alves
Imagem: EFE/Hedeson Alves

Marco Ruben. O atacante argentino fez cinco gols em cinco jogos pelo Furacão - já havia feito outros três em dois amistosos. A média impressionante de gols marcados coloca o ex-atacante do Rosario Central, campeão da Copa Argentina em 2018, como o principal reforço atleticano para a temporada. Ruben escolheu o Furacão em detrimento a propostas de Grêmio e Santos por influência de Lucho Gonzalez, compatriota que o apresentou os números de chances de gol que Pablo, hoje no São Paulo, teve em 2018. Por ora, demonstra ter feito a melhor opção.

Quem chega em alta

Renan Lodi. O lateral esquerdo deve ser um dos destaques do Brasileirão, caso fique até o final da competição. Indicado para a seleção por Muricy Ramalho, hoje comentarista no SporTV, Renan Lodi se destaca pela velocidade, habilidade e presença no ataque, o que já fez com que ele marcasse quatro gols pelo time principal. Revelado no time de aspirantes de 2018, Lodi tem no currículo os títulos de campeão paranaense e sul-americano de 2018, o que fez com que o jogador entrasse no radar de equipes europeias para a janela do meio do ano.

Quem chega em baixa

Cirino - Jason Silva/AGIF - Jason Silva/AGIF
Imagem: Jason Silva/AGIF

Marcelo Cirino. O atacante que voltou ao Furacão em 2018 e foi importante na conquista da Copa Sul-Americana e na arrancada que tirou o time da zona de rebaixamento para o sétimo lugar no último Brasileirão, perdeu espaço para Rony e agora é reserva. Aos 27 anos, Cirino deve ganhar novas chances ao longo da temporada, quando o Athletico se dividirá entre Recopa, Copa Libertadores, Copa Suruga e Copa do Brasil, além das 38 rodadas do Brasileirão.

Quem pode reforçar/posições carentes

Com a aposentadoria de Paulo André, o Athletico irá precisar de alternativas para o setor defensivo. A solução pode estar em casa mesmo: Lucas Halter, destaque do time de Aspirantes no Paranaense, deve se juntar ao elenco principal. Da mesma forma, Robson Bambu, ex-Santos, é outra pedida para compor a equipe. Sondado pelo Chelsea, Bruno Guimarães é outro destaque que pode deixar o Furacão até o final do ano. Com o trabalho do time de Aspirantes preparando substitutos para o elenco principal, é possível que, com a eventual saída de Guimarães, o técnico Tiago Nunes busque Erick, ex-Operário-PR, para o time principal. Sem um reserva ideal para Marco Ruben, o Athletico ainda tenta um "9" para o Brasileirão. O atual suplente imediato e titular dos Aspirantes, Bergson, pode ser negociado com Avaí ou Ceará. O Furacão já contratou Bruno Alves, atacante do Caxias que marcou três gols no Gauchão, mas o emprestará ao Juventude para a disputa da Série C.

Time-base

Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Bruno Guimarães, Lucho González e Tomás Andrade (Camacho); Rony, Nikão e Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes

Posição no Brasileiro do ano anterior (7º)

Posição no Estadual (campeão)

Athletico