Topo

Fluminense

Como o Fluminense chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Imagem: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

Apesar de não ter se classificado às finais do Campeonato Carioca, o Fluminense chega ao Campeonato Brasileiro embalado por uma boa campanha na temporada, sob o comando do técnico Fernando Diniz. A equipe chegou a complicar a vida do poderoso Flamengo, em uma overdose de confrontos nos Estaduais e apresentou futebol vistoso, principalmente nas fases iniciais da Copa do Brasil - único sufoco foi a disputa de pênaltis contra o Santa Cruz. O time tricolor terá ainda o retorno de Pedro, atacante que caiu nas graças da torcida e está recuperado de grave lesão no joelho direito.

Se o Fluminense consegue ser competitivo em 2019, protagonizando duelos equilibrados com o milionário Flamengo no Carioca e se mantendo vivo na Copa do Brasil e na Sul-Americana, mesmo enfrentando grave crise política e financeira, deve muito a Fernando Diniz. O treinador conseguiu rapidamente implementar sua ideia de jogo com protagonismo pela posse de bola. Ainda tenso, mas menos agressivo com seus atletas, estimula a técnica, a habilidade e o gosto pelo ataque. Mesmo em um elenco que deve perder Everaldo e ainda busca o melhor encaixe para Paulo Henrique Ganso. A boa notícia é o retorno de Pedro ao ataque, esperança de melhor aproveitamento nas finalizações. O Flu é time para meio de tabela, lutando por vaga na Sul-Americana e tentando algo mais em 2019 nos torneios de mata-mata. Se conseguir algum grande feito será pela coragem de Diniz.
André Rocha, blogueiro do UOL Esporte

Destaque principal

Pedro. Um dos grandes nomes na campanha do ano passado - chegou a ser convocado para a seleção brasileira -, está recuperado de lesão no joelho direito e gera grande expectativa.

Quem chega em alta

Luciano - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Luciano chegou ao Fluminense no ano passado e teve de assumir a posição de referência no ataque de uma hora para outra, com a lesão de Pedro. Nesta temporada, até aqui tem 12 gols e faz frente a nomes como Gabigol e Bruno Henrique.

Quem chega em baixa

Ganso - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Principal contratação do ano no Tricolor, o meia Ganso, que chegou e assumiu a camisa 10, ainda não conseguiu atingir o protagonismo que lhe é esperado. Até o momento, foram 11 jogos, dois gols e duas assistências.

Quem pode reforçar/posições carentes

Com uma iminente saída de Everaldo, que negocia com o Corinthians, o Fluminense busca um atacante que atua pelas pontas e Kelvin é um jogador que está praticamente certo.

Time-base

Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Digão e Caio Henrique; Airton, Bruno Silva e Ganso; Yony Gonzalez, Luciano e Pedro.

Posição no Brasileiro do ano anterior (12º)

Posição no Estadual (eliminado na semifinal)

Fluminense