Topo

Goiás

Como o Goiás chega para a disputa do Campeonato Brasileiro 2019

Rosiron Rodrigues/Goiás
Imagem: Rosiron Rodrigues/Goiás

Do UOL, em São Paulo

26/04/2019 04h00

O Goiás chega para o Campeonato Brasileiro em baixa. Vice estadual depois de duas derrotas para o rival Atlético-GO, o clube esmeraldino inicia um novo trabalho com Claudinei Oliveira, contratado nessa semana após a demissão inesperada de Maurício Barbieri. Depois de voltar da Série B, o time busca encerrar a temporada mantendo-se na elite.

O Goiás estreia domingo no Brasileiro, contra o Fluminense, no Rio. E só anunciou seu novo treinador na terça-feira. É Claudinei Oliveira, depois das recusas de Dorival Jr, Paulo Autuori, Vanderlei Luxemburgo e Vagner Mancini. A troca de Barbieri por Claudinei é uma mostra da falta de originalidade do futebol brasileiro. Marcelo Barbieri tinha 73% de aproveitamento e caiu após perder o estadual e ser eliminado da Copa do Brasil. Seu sucessor já dirigiu o Goiás, em 2011. Caiu, apesar de 69% de aproveitamento. A causa. Foi vice no Estadual e caiu na Copa do Brasil. Claudinei terá de tomar decisões rapidamente. Sidão e Rafael Vaz, duas contratações de peso, estão na mira da torcida. Começam como titulares ou serão afastados. O clube busca novas contratações. Mesmo que venham, as expectativas são ruins para o início do campeonato.
Menon, blogueiro do UOL Esporte

Destaque principal

Michael. Desde a Série B do ano passado, o jovem atacante é o principal nome do time. Chegou a ser sondado pelo Santos e recebeu aumento para ficar no Goiás.

Quem chega em alta

Renatinho. Ex-Botafogo, o meia fez sete gols em 13 jogos com a camisa do Goiás nesta temporada. Deu azar e deixou o campo lesionado no primeiro jogo da final contra o Atlético-GO - e também foi desfalque na segunda decisão. Chega como uma das principais armas ofensivas do time ao lado de Michael.

Quem chega em baixa

Sidão - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Sidão. Contratado como ponto de interrogação, o goleiro teve uma falha que culminou na eliminação na Copa do Brasil. Outra questão que fez o goleiro Sidão perder pontos com a torcida foi a declaração de que deu 'uma descida' quando saiu do São Paulo e foi para o Goiás. Pode perder a posição para Tadeu.

Quem pode reforçar/posições carentes

Ainda busca alguns reforços pontuais para a Série A, como mais um zagueiro e um lateral esquerdo para o setor defensivo. No ataque, trouxe Kayke, ex-Santos e Fluminense, mas ainda deve contratar mais um jogador para a posição.

Time-base

Tadeu (Sidão), Daniel Guedes, Yago, David e Jefferson; Geovane, Léo Sena e Giovanni Augusto; Michael, Kayke e Renatinho.

Posição no Brasileiro do ano anterior (4º da Série B)

Posição no Estadual (Vice-campeão)

Goiás