Topo

Neymar tenta salvar temporada em primeira final pelo PSG dentro de campo

Gonzalo Fuentes/Reuters
Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris (FRA)

27/04/2019 04h00

Quase dois anos depois de trocar o Barcelona pelo Paris Saint-Germain, Neymar chegou à primeira final pelo clube francês. A decisão da Copa da França, contra o Rennes, no Saint-Denis, em Paris, neste sábado, às 16h, representa a chance do brasileiro salvar uma temporada ruim do clube, e sua pessoalmente. O triunfo é encarado como obrigação PSG após os insucessos na Liga dos Campeões e na Copa da Liga da França.

O duelo é tão importante para Neymar que, após a eliminação na Liga dos Campeões, todo o tratamento da lesão no pé direito foi conduzido para que o retorno ao time titular acontecesse na decisão contra o Rennes. No final de semana passado, na vitória por 3 a 1 diante do Monaco, pelo Campeonato Francês, o camisa 10 atuou apenas o segundo tempo em uma atuação pouco destacável.

"Calma. Ele tem mais um treinamento, e amanhã no vestiário vamos decidir (se Neymar será titular). Entendo que por ser final estamos em situação que são necessários riscos, mas temos que esperar", ponderou o treinador do PSG, Thomas Tuchel.

VEJA TAMBÉM:

"Ainda tenho o Marquinhos, Cavani, Thiago Silva, Verratti, Di Maria, muitos jogadores com problemas físicos. Tenho que pensar como um jogo de 120 minutos. Então não são todos que podem começar jogando", complementou.

No PSG, Neymar foi ausência das duas finais vencidas na temporada passada - Copa da França e Copa da Liga da França. Longe delas, em razão de problema de lesão, ficou a sensação de que faltam conquistas pelo PSG dentro de campo, participando efetivamente, embora também tenha dado sua contribuição na conquista do bicampeonato Francês.

Para a atual temporada, Neymar tinha com grandes pretensões. Título da Liga dos Campeões, artilharia no PSG e até a Bola de Ouro. Só que a reincidência da lesão no pé direito, em janeiro, tirou a possibilidade de concluir os objetivos e voltou a trazer a sensação de que sair do Barcelona foi mal negócio.

"O Neymar precisa marcar o nome no PSG. Gols em finais é o caminho mais evidente para isso. Sem dúvida é um jogo especial para ele e pode ser considerado o mais importante até aqui em dois anos de PSG", destacou Frederic Goulard, repórter do jornal Le Parisien.

Neymar disputa bola na partida entre PSG e Monaco - Gonzalo Fuentes/Reuters - Gonzalo Fuentes/Reuters
Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

A temporada de Neymar pode ser resumida como ruim muito por conta dos três meses de ausência. O período ficou marcado pela eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões. No entanto, a vergonha maior no PSG foi a queda nas oitavas de final da Copa da Liga da França, com a derrota em casa para o Guingamp por 2 a 1. O brasileiro participou dos 90 minutos deste confronto disputado em janeiro.

"Se a gente não ganhar do Rennes será uma temporada perdida", admitiu o zagueiro Marquinhos na véspera do jogo. "Agora virou questão de honra por aqui, temos que respeitar o adversário, mas saber que não podemos falhar", complementou.

"Eu não posso fazer um resumo da temporada sem a conclusão desse jogo. Claro que estamos decepcionados com as eliminações que tivemos. Mas me perguntem isso a partir de amanhã", destacou Thomas Tuchel.