Topo

Antes de agressão, Neymar era elogiado por atuação pela imprensa francesa

Neymar foi elogiado pela imprensa francesa no retorno ao time titular - ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP
Neymar foi elogiado pela imprensa francesa no retorno ao time titular Imagem: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

28/04/2019 04h00

Neymar ganhou elogios na França pelo que fez dentro de campo na final da Copa da França. O Paris Saint-Germain perdeu a decisão nos pênaltis para o Rennes após o empate por 2 a 2 ao longo dos 120 minutos de disputa, mas o brasileiro foi eleito o melhor do time. A partida marcou o retorno ao time titular do PSG após quase três meses afastado em recuperação de lesão no pé direito.

A atuação de Neymar, no entanto, foi manchada pela agressão ao torcedor do Rennes que provocava os jogadores do PSG durante a cerimônia de premiação.

No jogo, Neymar teve sucesso em vários duelos de mano a mano, com um repertório vasto de dribles. O golaço de Daniel Alves com chute de primeira de fora da área teve a assistência do camisa 10 em cobrança de escanteio. Já o gol do atacante também foi lindo, com toque de cobertura na entrada da área.

"O PSG foi conduzido por um Neymar excepcional. O líder técnico do time mostrou o quanto fez falta ao longo dos 3 meses. Não há ninguém próximo desse nível na equipe", destacou o jornal esportivo francês L´Equipe. A atuação de Neymar foi avaliada com a nota 7.5.

"Depois de um primeiro tempo excepcional, com amor em cobrança de escanteio e o golaço, o brasileiro se apagou depois do intervalo", ponderou o jornal Le Parisien, que deu nota 6.5 para Neymar.

A France 2, televisão com a transmissão oficial do jogo na França, também colocou Neymar como o melhor jogador do PSG. As imagens demonstradas como argumentos eram de lances de ataques do time, todos sempre conduzidos pelo camisa 10.

Neymar foi o único jogador do PSG que falou com a imprensa após a partida. Em sua auto-análise, ele destacou estar satisfeito com o rendimento em campo.

"Estou feliz por ter voltado bem, sem nenhuma dor e, na minha opinião, fiz bom jogo, com gol e assistência. Mas o sentimento da felicidade é pouco dentro de mim hoje. Eu joguei os 120 [minutos, incluindo a prorrogação], pô! Eu me preparei, treinei três meses para isso. Teria condição de jogar o tempo todo", disse Neymar.

Mbappe é muito criticado

Ao contrário de Neymar, o francês Mbappé foi duramente criticado pela imprensa local. Os comentários negativos não se referiram apenas ao cartão vermelho levado por entrada desleal no adversário no fim do jogo.

"Irreconhecível. Não conseguiu concluir as chances criadas pelo time e em pouco ajudou aos outros jogadores. Foi justamente expulso", destacou o L´Equipe. A publicação o colocou como o pior em campo com a nota 2.

"O pior jogo de Mbappé na temporada. Ele não tinha boa mobilidade e perdeu chances. A expulsão só agravou algo que já era péssimo", comentou o Le Parisien, que avaliou a atuação com a nota 3.

Ao fim do jogo, o treinador Thomas Tuchel foi perguntado sobre a atuação abaixo da média de Mbappé. "Vocês não sabem, mas ele teve dores musculares ontem, e teve que deixar o treino. Isso mexe com a cabeça de um jogador, ainda mais um jovem como ele", defendeu o treinador.