Topo

Torcida do Palmeiras vaia vídeo explicativo sobre o VAR no Allianz

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

28/04/2019 20h14

Durante o intervalo da partida contra o Fortaleza, válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, a torcida do Palmeiras, de repente, soltou fortes vaias no Allianz Parque. A razão? Um vídeo explicativo sobre o VAR exibido nos telões do estádio.

O material é parte do material de divulgação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que aplicou a tecnologia de auxílio à equipe de arbitragem pela primeira vez na história do Brasileirão. Ontem, no jogo entre São Paulo e Botafogo no Morumbi, algo semelhante foi apresentado, mas apenas com um texto narrado pelo locutor do estádio tricolor, já que não havia telão para exibir imagens.

O Palmeiras, desde o ano passado, tem acumulado reclamações contra a utilização do VAR. Embora tenha sido um dos clubes que mais apoiou a implantação da tecnologia, o Verdão já protagonizou protestos de torcedores e entrevistas revoltadas do técnico Luiz Felipe Scolari e de dirigentes. Dois casos marcantes aconteceram no Campeonato Paulista deste ano, nas quartas de final contra o Novorizontino e na semifinal contra o São Paulo. Em 2018, também houve reclamação na semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro.

O trio de arbitragem do jogo de hoje contra o Fortaleza também foi alvo de vaias, no início e no fim do intervalo no Allianz Parque. Os palmeirenses esbravejaram contra Braulio da Silva Machado por não ter permitido vantagem de Dudu em um contra-ataque de dois contra um com a defesa rival. O árbitro preferiu marcar falta e paralisar o lance. Apesar das reclamações, o Palmeiras venceu por 4 a 0 e passou a dividir a liderança do Brasileiro com o Ceará.