Topo

Vitória sobre Cruzeiro teve algo que Fla não fez em todo Brasileiro 2018

Siga o UOL Esporte no

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/04/2019 04h00

A vitória sobre o Cruzeiro por 3 a 1 na estreia do Campeonato Brasileiro foi importante para o Flamengo. Além de bater um concorrente direto ao título e pelas primeiras posições da tabela, o Rubro-negro ganhou moral com a atuação na segunda etapa, principalmente depois da derrota para a LDU na Libertadores. Mais do que isso, o time de Abel Braga conseguiu algo que não fez em todo o Brasileirão do ano passado e que já repetiu três vezes em 2019: reverter um placar adverso.

Conquistar vitórias de virada não é tarefa simples. O jogo contra o Cruzeiro foi importante nesse sentido, pois mostrou um Flamengo com poder de reação depois de sair atrás do placar. Uma qualidade que pode fazer a diferença na pontuação final de uma competição tão equilibrada. Outras duas viradas foram vistas no início do ano, contra Bangu e Botafogo.

No ano passado, o Flamengo virou apenas um jogo. Foi em 14 de março, quando o time bateu o Emelec, no Equador, com dois gols de Vinicius Júnior. No Brasileirão, nenhum placar foi revertido.

Querendo ou não, a ausência do poder de reação fez diferença na pontuação do vice para o campeão Palmeiras (80 a 72) em 2018. O Flamengo, por exemplo, saiu atrás e não conseguiu virar jogos importantes contra o próprio Alviverde em duas oportunidades, São Paulo, Internacional, Vasco, Botafogo e outros.

Essa característica tem sido perseguida pelo técnico Abel Braga, que chegou a citá-la em uma entrevista no início da temporada.

Fazer valer a força do elenco, vencer os confrontos considerados diretos e mostrar poder de reação quando necessário são pilares que o treinador trabalha para que o Flamengo possa, enfim, alcançar em 2019 o sonhado título nacional.