Topo

5 motivos para Messi ser o favorito ao prêmio de melhor do mundo em 2019

Lionel Messi comemora gol pelo Barcelona - Pau Barrena/AFP
Lionel Messi comemora gol pelo Barcelona
Imagem: Pau Barrena/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/05/2019 04h00

Lionel Messi tem cinco prêmios de melhor jogador do mundo, mas já faz três anos desde a última conquista. Agora, ele tem a chance de voltar a chegar ao topo. E muito se passa pela Liga dos Campões. O Barcelona recebe o Liverpool, hoje, pelo duelo de ida nas semifinais da Champions. Veja cinco motivos para o camisa 10 do Barça ser o favorito de 2019.

Principais concorrentes não vão bem

Desde a quinta Bola de Ouro em 2015, Messi viu Cristiano Ronaldo (duas vezes) e Modric levarem o prêmio, mas ambos não fazem uma temporada espetacular. CR7 está em seu primeiro ano na Juventus e caiu nas quartas da Liga dos Campeões, enquanto o croata parou nas oitavas com o Real, que faz temporada muito abaixo do esperado. Fora eles, Neymar e Mbappé almejam a conquista individual, mas também caíram cedo na Champions, e o título francês não tem grande peso nesta briga. O brasileiro ainda perdeu jogos importantes por lesão.

Messi tem "caminho livre" na Champions

Justamente pelas quedas dos principais adversários com Juventus, Real e PSG, Messi tem o "caminho livre" na reta final da Liga dos Campeões para ser o melhor do mundo. As principais ameaças dele estão no Liverpool. Salah encantou na temporada passada e caiu de rendimento em 2019. Quem começou a se destacar mais foi Mané, mas não a nível de Messi.

Gols decisivos para ninguém colocar defeito

Vale destacar o nível do argentino em 2018-19. Messi é o artilheiro da Champions com 10 gols e foi decisivo até aqui no mata-mata, com gols importantes contra Lyon e Manchester United. Fora isso, também fez o gol que deu o título do Campeonato Espanhol ao Barça no último fim de semana.

Tríplice coroa é realidade

O Barcelona tem a chance de terminar a temporada com a Tríplice Coroa, mais um atrativo para Messi ser o melhor do mundo. A equipe catalã garantiu a conquista do Espanhol com antecedência, pode erguer a taça da Liga dos Campeões e ainda está na final da Copa do Rei - a decisão contra o Valencia é no dia 24 de maio.

Copa América não é obrigação

Se o Barcelona está praticamente impecável, a seleção argentina vive situação oposta. Messi voltou a defender seu país desde a Copa do Mundo da Rússia, mas atuou apenas uma vez e com derrota contra a Venezuela. Ele deve ser convocado para a Copa América, mas sem pressão. Afinal, a bicampeã mundial não é favorita para o torneio no Brasil. Perder o título não deverá influenciar na briga pelo prêmio de melhor do mundo no fim do ano.