Topo

Quais são os fatores de risco para um atleta como Casillas sofrer infarto?

Iker Casillas, goleiro do Porto, foi submetido a um cateterismo ainda hoje - REUTERS/Miguel Vidal
Iker Casillas, goleiro do Porto, foi submetido a um cateterismo ainda hoje Imagem: REUTERS/Miguel Vidal

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

01/05/2019 14h54

Na manhã de hoje, o goleiro Iker Casillas foi internado com urgência com suspeita de um infarto agudo do miocárdio e foi submetido imediatamente a um cateterismo. De acordo com o médico cardiologista Nadim Elias Thamê Júnior, nem mesmo o fato de o espanhol ser um atleta de alto rendimento impede um problema no coração. Tudo depende dos fatores de risco.

"O que determina o risco de infarto é a multiplicidade de fatores agressores das artérias como tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, alterações nos níveis de colesterol e triglicérides, bem como fatores comportamentais como a raiva, agressividade, intempestividade e estresse. Existem doenças autoimunes que também podem causar lesões nas artérias chamadas vasculites - lúpus, artrite reumatoide e outras", explicou Thamê Júnior.

"Os atletas de alto rendimento podem desenvolver o infarto quando submetidos a esses fatores de risco por tempo prolongado porém principalmente por uso de anabolizantes e suplementos", acrescentou.

Goleiro do Porto, Casillas tem 37 anos de idade e já não corre mais nenhum perigo. O incidente aconteceu durante atividade de preparação para o confronto contra o Deportivo Aves, dentro de casa, no próximo sábado, 4.

"O dano no coração do jovem tende a ser maior que na pessoa mais idosa pois, como a doença é rápida, não dá tempo de o organismo desenvolver circulação colateral que tende a proteger melhor o músculo cardíaco", explicou o doutor, que ainda falou sobre a importância de um atendimento ágil.

"Quanto mais rápido o atendimento menor é o dano do infarto e menor é o risco de morte súbita".

Conforme o UOL Esporte apurou, Casillas deverá ser desfalque para o restante da temporada, sendo substituído pelo brasileiro Vaná, ex-Coritiba e ABC.