Topo

Copa do BR pode ter clássicos paulistas e Fla-Flu; veja os potes do sorteio

Vinnicius Silva/Cruzeiro
Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

02/05/2019 08h06

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promove hoje, a partir das 15h (de Brasília), o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil com a possibilidade da realização de clássicos regionais na fase que marca a entrada dos clubes que disputam a Copa Libertadores.

Classificados para a fase seguinte após eliminarem Chapecoense e Vasco, respectivamente, Corinthians e Santos ficarão em um pote distinto de Palmeiras e São Paulo no sorteio. Assim sendo, o torneio poderá ter dois clássicos paulistas na próxima fase.

Além deles, o Rio de Janeiro também pode ter um clássico. O Fluminense ficará no pote B e poderá ser sorteado para enfrentar o Flamengo, que vem da Libertadores e está no pote A.

As oitavas de final é a fase da Copa do Brasil que passa a contar com os representantes brasileiros na Libertadores. Como nesse ano foram oito clubes, todos eles estarão no pote A: Atlético-MG, Athletico, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo.

O pote B será composto pelos cinco classificados da quarta fase (Corinthians, Santos, Vila Nova/Juventude, Fluminense e Bahia), além dos atuais campeões da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), da Copa Verde (Paysandu) e da Série B do Brasileirão (Fortaleza).

O sorteio não terá a definição apenas de Vila Nova x Juventude. O confronto está atrasado por causa do imbróglio judicial envolvendo a classificação da Aparecidense sobre a Ponte Preta ainda na primeira fase da competição. O duelo será decidido no próximo dia 7 de maio - eles empataram em 0 a 0 na primeira partida.

Os jogos das oitavas de final estão previstos para acontecer nos dias 15, 22 e 29 de maio (jogos de ida) e 22 e 29 de maio e 5 de junho (jogos de volta).

Os clubes que estão nas oitavas de garantiram um valor de pelo menos R$ 2,5 milhões de prêmio. Quem passar de fase somará mais R$ 650 mil na cota da premiação.

Os potes do sorteio das oitavas de final:

Pote A
Athletico
Atlético-MG
Cruzeiro
Palmeiras
Flamengo
Internacional
Grêmio
São Paulo

Pote B
Sampaio Corrêa
Paysandu
Fortaleza
Corinthians
Santos
Vila Nova/Juventude
Fluminense
Bahia