Topo

Cristiano Ronaldo faz no fim, e Juventus empata dérbi com o Torino

Marco Bertorello/AFP
Imagem: Marco Bertorello/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/05/2019 17h22

Cristiano Ronaldo foi o herói da Juventus no clássico de hoje diante do Torino. Em partida pela 35ª rodada do Campeonato Italiano, a equipe alvinegra sofreu para empatar com o arquirrival grená, mas conseguiu: 1 a 1, graças a um gol do português já no fim do jogo.

Já campeã, a Juventus chegou aos 89 pontos - 19 a mais que o vice-líder Napoli, que recebe o Cagliari no domingo. Para o Torino, porém, o resultado foi desastroso: brigando por vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada, o time chegou aos 57 pontos, atualmente na sexta posição.

Atalanta (quarta, com 59), Roma (quinta, com 58), Milan (sétimo, com 56) e Lazio (oitava, com 55) ainda jogam pela rodada. A Lazio recebe a Atalanta no domingo, mesmo dia de Genoa x Roma. Na segunda-feira, o Milan hospeda o Bologna. No dia 12, o Torino recebe o Sassuolo, enquanto a Juve visita a Roma.

Melhor, Sasa Lukic se multiplicou

O gol foi evidentemente o melhor momento do sérvio no jogo, mas sua atuação foi digna de nota. Na marcação, ajudou a neutralizar a Juventus. E foi justamente graças a um bote no ataque que Lukic conseguiu balançar as redes. No segundo tempo, foi substituído.

Pior, Moise Kean não assustou

A Juventus teve algumas opções ofensivas que se mostraram ineficientes na partida - casos de Juan Cuadrado e Blaise Matuidi. Mas em um setor apático, Moise Kean se destacou negativamente, não apenas pelo pouco perigo oferecido como também pelas oportunidades criadas aos companheiros.

Brasileiro só cometeu um erro - mas foi fatal

Único brasileiro entre os titulares das duas equipes, Bremer fez um bom jogo para o Torino. Revelado na base do Desportivo Brasil (SP), passando também pelos times de formação de São Paulo e Atlético-MG, o zagueiro teve uma atuação segura. Só que falhou justamente no gol da Juventus, quando deu um passo à frente no cruzamento e abriu espaço nas costas para Cristiano Ronaldo.

No segundo tempo, o meia Matheus Pereira (ex-Corinthians e Paraná Clube) entrou em campo na Juventus. Com pouco tempo em campo, porém, não conseguiu mostrar muito.

Bremer, zagueiro da Juventus - Valerio Pennicino - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images - Valerio Pennicino - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images
Bremer foi o único brasileiro entre os titulares das duas equipes do clássico de Turim
Imagem: Valerio Pennicino - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images

Torino faz 1 a 0 no vacilo da Juventus

Em um jogo de início lento e estudado, coube ao Torino criar a primeira boa chance. Aos 15 min, Alex Berenguer abriu na direita para Andrea Belotti, que bateu cruzado e parou na boa defesa de Wojciech Szczesny. No entanto, no minuto seguinte, Moise Kean também avançou pela direita e tentou cruzar para Cristiano Ronaldo - a defesa grená cortou.

A partir daí, os dois times cresceram, e o Torino saiu na frente. Aos 18 min, em uma cobrança de lateral de João Cancelo na defesa alvinegra, Sasa Lukic roubou a bola de Miralem Pjanic pela esquerda e bateu colocado, na saída de Szczesny.

Sasa Lukic comemora gol diante da Juventus - Massimo Pinca/Reuters - Massimo Pinca/Reuters
Sasa Lukic aproveitou vacilo na defesa da Juventus e fez 1 a 0 para o Torino
Imagem: Massimo Pinca/Reuters

Fim do lá e cá

A resposta veio rápida, mas não foi suficiente. Aos 19 min, Cristiano Ronaldo recebeu na direita e, em um lance bastante plástico, cruzou para Blaise Matuidi, que chutou de primeira e só não marcou porque Salvatore Sirigu defendeu bem. Na sobra, Juan Cuadrado recebeu o lançamento na direita, mas não chegou.

Só que o ritmo do jogo voltou a cair a partir daí, graças à defesa do Torino e à apresentação pouco inspirada da Juventus. Aos 36 min, após boa troca de passes, Cristiano Ronaldo arriscou o chute rasteiro da intermediária, mas Sirigu defendeu sem sustos.

Jogo esfria, mas Juventus empata

Os times voltaram do intervalo aparentemente satisfeitos - e, por isso, pouco apresentaram. Aos 12 min, Cristiano Ronaldo teve a chance de marcar após cruzamento pela esquerda, mas a arbitragem anotou uma falta de ataque do português. Mais tarde, aos 16 min, Leonardo Spinazzola se arriscou na jogada individual pela esquerda e chutou da entrada da área, mandando para fora.

Com o Torino recuado, a Juventus fez pressão em busca do gol. E quando tudo caminhava para a vitória grená, veio o empate: aos 38 min, Leonardo Spinazzola cruzou pela esquerda e Cristiano Ronaldo apareceu para cabecear para as redes.

Cristiano Ronaldo marca de cabeça - Massimo Pinca/Reuters - Massimo Pinca/Reuters
Após cruzamento, Cristiano Ronaldo achou espaço atrás de Bremer e marcou
Imagem: Massimo Pinca/Reuters

Torino consegue equilibrar o jogo

Escalado no 3-5-2, o Torino de Walter Mazzarri encontrou uma Juventus pouco inspirada. Com a missão de se defender e encontrar válvulas de escape rápidas, o time grená teve sucesso e conseguiu fazer um jogo equilibrado. Só que não contava com a cabeçada de Cristiano Ronaldo no fim.

Modelo na torcida

Claudia Schiffer em Juventus x Torino - DAZN/Reprodução - DAZN/Reprodução
Imagem: DAZN/Reprodução

A modelo alemã Claudia Schiffer foi filmada nas arquibancadas do Allianz Stadium acompanhando à partida. No entanto, ela não vestia o uniforme de nenhuma das duas equipes.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUS 1 X 1 TORINO

Data: 3 de maio de 2019 (sexta-feira)
Hora: 15h30 (horário de Brasília)
Local: Allianz Stadium, em Turim (ITA)
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Alberto Tegoni (ITA) e Alessandro Lo Cicero (ITA)
Gols: Sasa Lukic, aos 18 min do 1º T (TOR); Cristiano Ronaldo, aos 38 min do 2º T (JUV)
Cartões amarelos: Blaise Matuidi, Leonardo Bonucci e Federico Bernardeschi (JUV); Tomás Rincón, Sasa Lukic e Bremer (TOR)

JUVENTUS: Wojciech Szczesny; João Cancelo, Leonardo Bonucci, Giorgio Chiellini e Leonardo Spinazzola; Miralem Pjanic, Blaise Matuidi, Juan Cuadrado (Matheus Pereira) e Federico Bernardeschi (Mattia De Sciglio); Cristiano Ronaldo e Moise Kean
Técnico: Massimiliano Allegri

TORINO: Salvatore Sirigu; Armando Izzo, Nicolas N'Koulou e Bremer; Lorenzo de Silvestri (Simone Zaza), Sasa Lukic (Ola Aina), Tomás Rincón, Soualiho Meite e Cristian Ansaldi; Andrea Belotti e Alex Berenguer (Daniele Baselli)
Técnico: Walter Mazzarri