Topo

Liverpool vence no sufoco, "aguarda" City e segue com chance de título

Salah fez o seu, mas precisou ser substituído após choque com o goleiro rival - Scott Heppell/Reuters
Salah fez o seu, mas precisou ser substituído após choque com o goleiro rival Imagem: Scott Heppell/Reuters

Do UOL, em São Paulo

04/05/2019 17h41

O Liverpool superou a "ressaca" da Liga dos Campeões no sufoco, bateu o Newcastle United hoje (4) e, desta forma, irá para a última rodada do Campeonato Inglês com chance de ser campeão. Os comandados de Jurgen Klopp venceram por 3 a 2, chegaram aos 94 pontos e reassumiram a liderança do torneio, ainda que temporariamente. Van Dijk, Salah e Lascelles (contra) marcaram para os visitantes, enquanto Atsu e Rondón descontaram.

Agora, os Reds "aguardam" o Manchester City, que tem 92 pontos e pode retomar o topo da competição na próxima segunda-feira (6), quando recebe o Leicester City às 16h (de Brasília). Na rodada derradeira, os Reds recebem o Wolverhampton, enquanto o City visita o Brighton. Os jogos acontecerão simultaneamente no domingo (12), às 11h.

A vitória, importante e que mantém viva a equipe de Klopp, foi dramática. Sem Firmino, lesionado, e Salah, que precisou deixar o gramado após choque com o goleiro rival na metade da etapa final, os Reds conseguiram os três pontos somente aos 41 minutos do segundo tempo, em jogada com participação de Origi -- justamente quem entrou no lugar do camisa 11.

O melhor: Alexander-Arnold, com duas assistências

O lateral do Liverpool teve participação nos dois gols do Liverpool no primeiro tempo e se destacou. Com dois cruzamentos precisos, habilitou Van Dijk e Salah a fazerem seus gols.

O pior: Sturridge vai mal na vaga de Firmino

Escolhido para substituir o lesionado Roberto Firmino, Sturridge não foi bem hoje. Além de demonstrar falta de sintonia com os companheiros de ataque Mané e Salah, o inglês recebeu passe de Wijnaldum no começo do segundo tempo, pouco antes de Rondón empatar, e isolou. Por pouco ele não saiu como vilão.

Van Dijk sobe sozinho e abre o placar

Van Dijk abre o placar para o Liverpool contra o Newcastle United - Scott Heppell/Reuters - Scott Heppell/Reuters
Imagem: Scott Heppell/Reuters

O Liverpool começou em cima do Newcastle e chegou ao gol com o melhor jogador desta edição da Premier League. Após escanteio cobrado por Alexander-Arnold, o zagueiro subiu sozinho e testou forte para abrir o placar. Chamou a atenção a liberdade que teve o camisa 4, conhecidamente uma das principais armas dos Reds na bola aérea.

Newcastle chega na sequência e empata

Não demorou muito e os donos da casa chegaram ao empate. Depois de um cruzamento pela direita, Ritchie bateu forte e Rondón completou, mas Arnold salvou em cima da linha. Atsu aproveitou o rebote e o cochilo da zaga para empatar.

O curioso é que, por incrível que pareça, o Liverpool saiu "no lucro" com o gol. Isto porque o camisa 66, que deu assistência para o gol de Van Dijk, impediu o tento no começo do lance com o braço, mais precisamente com o cotovelo. Desta forma, o lateral poderia ter sido expulso e o árbitro marcado a penalidade. Como o lance seguiu, o atleta saiu ileso.

Donos da casa assustam, mas é Salah quem marca

Depois do empate, os comandados de Rafa Benítez cresceram e por muito pouco não viraram o jogo. Pérez aproveitou sobra e mandou uma bomba da entrada da área, mas a bola explodiu no travessão.

Na sequência, o "castigo". Arnold, em mais uma participação precisa, cruzou na medida para Salah. O egípcio tocou com o pé direito, que não é o bom, e fez o segundo dos visitantes aos 27 minutos. Foi o 22º tento do camisa 11 no campeonato.

Liverpool domina posse em 1º tempo agitado e equilibrado

É verdade que o time de Klopp saiu em vantagem para o intervalo, mas o primeiro tempo acabou equilibrado. Propondo o jogo e dominando a posse de bola (70% no período), os visitantes sofreram principalmente com os contra-ataques do Newcastle, que teve uma grande chance de virar a partida com Pérez. Alisson, desta forma, acabou exigido em alguns lances, e demonstrou segurança para fazer as defesas.

Rondón empata com bonito gol

O Newcastle voltou melhor e disposto a dificultar a vida do Liverpool. E conseguiu, logo aos oito minutos. Manquillo pegou sobra de escanteio e devolveu para a área. Rondón chutou forte, de primeira, sem deixar a bola cair, e empatou com um bonito gol.

Salah é substituído após choque e sai chorando

Salah deixou campo de maca durante Newcastle x Liverpool - REUTERS/Scott Heppell - REUTERS/Scott Heppell
Imagem: REUTERS/Scott Heppell

A situação do Liverpool não era boa, mas ficou ainda pior aos 22 minutos do segundo tempo. Precisando correr atrás da vitória, os Reds viram o principal nome do time deixar o jogo. Salah se chocou com o goleiro, caiu atordoado e teve de ser substituído. O atacante deixou o gramado de maca e chorando muito pelo ocorrido.

Liverpool "arranca" vitória com gol no final

Aos 41 minutos da etapa final, uma falta pela direita garantiu o triunfo ao Liverpool. Após cobrança alçada por Shaqiri, Origi tocou de cabeça em disputa com Lascelles. A bola ainda bateu no ombro do defensor e morreu nas redes.

Newcastle "vende caro" a derrota

Fabinho (à dir.), do Liverpool, disputa a bola durante partida contra o Newcastle United - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Imagem: Lee Smith/Reuters

O Newcastle "vendeu caro" a derrota hoje (4). Apesar de perder por 3 a 2, foi superior no segundo tempo e por muito pouco praticamente não tirou o Liverpool da disputa do título inglês. Um empate a essa altura do campeonato deixaria os Reds distantes do troféu.

Ficha técnica

Newcastle United 2 x 3 Liverpool

Data: 04 de maio de 2019, sábado
Horário: 15h45 (de Brasília)
Local: St. James' Park, em Newcastle (Inglaterra)
Árbitro: Andre Marriner
Assistentes: Lee Betts e Simon Long
Cartões amarelos: Schar (Newcastle United); Milner (Liverpool)

Gols: Van Dijk, aos 12', Atsu, aos 19', e Salah, aos 27 minutos do primeiro tempo; Rondón, aos 8', Lascelles (contra), aos 41 minutos do segundo tempo.

Newcastle United: Martin Dubravka; Javier Manquillo, Schar (Muto), Lascelles, Paul Dummett e Matt Ritchie; Sung-Yueng, Isaac Hayden, Pérez e Christian Atsu; Rondón. Técnico: Rafael Benítez.

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Dejan Lovren (Milner) e Robertson; Fabinho, Wijnaldum (Shaqiri) e Henderson; Sadio Mané, Salah (Origi) e Sturridge. Técnico: Jurgen Klopp.