Topo

Internacional

Bola parada volta a atormentar Inter e Odair evita procurar culpados

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2019 04h00

Um problema que preocupou muito no início da temporada, mas parecia resolvido, voltou a atormentar o Inter: a bola parada. Contra o Palmeiras, além do gol de Deyverson, que definiu o placar de 1 a 0, ao menos outras três oportunidades acabaram gerando desequilíbrios na defesa gaúcha. E o técnico Odair Hellmann evita procurar culpados, mas promete correção.

No gol do Palmeiras, Deyverson subiu entre Moledo e Paolo Guerrero. O cabeceio certeiro foi alertado pelo comandante aos jogadores nos treinamentos da semana, mas ainda assim acabou nas redes.

"Foi um detalhe, na bola parada, um escanteio. Antes teve lateral. Conversamos muito sobre isso, marcamos, mas mesmo assim o Deyverson conseguiu. Ele tem um potencial de cabeceio muito grande, tamanho, impulsão, o que torna difícil para qualquer marcador tirar essa bola dele", disse o técnico Odair Hellmann.

E mesmo que tenha sido um detalhe, não foi lance isolado. O próprio Deyverson teve vitória pessoal antes e depois do gol. Até mesmo Dudu, que não tem a mesma estatura ou impulsão que o colega, levou vantagem na defesa do Colorado.

"É uma característica que dá imposição para o Palmeiras. Até mesmo uma cobrança de lateral vira jogada perigosa com o Marcos Rocha. No início do primeiro tempo, demoramos para encaixar. Depois estabilizou, mas mesmo assim eles tiveram vitória pessoal", completou o treinador.

No início da temporada, a bola parada causava pesadelos ao Inter. Foram repetidos lances que a zaga foi batida, gerando instabilidades estranhas a quem sempre teve na retaguarda uma de suas principais capacidades.

Mas com muito trabalho, o comando técnico acreditava que havia superado a fase de correções. Tanto o último dos poucos gols de bola parada que o time sofreu, exceto pênalti, desde então havia sido contra o Palestino, na vitória por 3 a 2 do Beira-Rio no início de abril. O primeiro gol dos chilenos começou em uma cobrança de falta, que acabou em confusão na área e gol de Fernández.

Agora, o comando técnico evita procurar culpados. Ainda que entenda que é necessário voltar atenções ao tema, novamente.

"É um erro do Internacional", disse Odair perguntado se foi Moledo ou Guerrero que se equivocou na marcação. "Nossa marcação é por zona, e o jogador na zona tem que estar mais próximo realmente. É a avaliação que vamos tentar observar para o próximo jogo, ver o movimento do Deyverson para a zona estar mais próxima e dificultar a entrada neste setor", completou o treinador.

Na próxima terça-feira, o Colorado encara o River Plate pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Já classificado e com o primeiro lugar do grupo A garantido, a equipe gaúcha joga pela melhor classificação geral, que trará benefícios nas fases seguintes.

Internacional