Topo

Flu consegue grande virada após levar três e vence Grêmio por 5 a 4 no Sul

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2019 20h56

O Fluminense conseguiu uma virada eletrizante contra o Grêmio, na Arena, pela terceira rodada do Brasileiro. Depois de estar três gols atrás, o time carioca empatou, virou, sofreu novo empate e venceu por 5 a 4.

Pedro, Matheus Ferraz, Luciano e González duas vezes marcaram para o time visitante, que somou os primeiros três pontos campeonato e pulou para 13º na classificação. Jean Pyerre, Everton, Kannemann e André fizeram para a equipe de Renato Gaúcho, que segue sem vencer e está em 18º com um ponto.

Na quarta-feira, o Grêmio decide vaga nas oitavas de final da Libertadores contra o Universidad Católica, em casa. Basta um empate para avançar. Pelo Brasileiro, a equipe gaúcha jogará no sábado contra o Corinthians. Já o Fluminense só volta a campo no sábado, para encarar o Botafogo.

Pedro entra e faz gol da virada

O centroavante Pedro havia acabado de entrar e sobrou para ele um lance decisivo. Pênalti cometido por Kannemann em Matheus Ferraz. Raphael Claus marcou e o jogador que ficou um longo período afastado por lesão deu a virada ao time visitante.

Foi bem: Yoni González marca dois em virada eletrizante

O atacante Yoni González fez dois dos cinco gols do Fluminense no jogo. Com participação direta, foi fundamental na virada eletrizante do Flu na Arena, marcando inclusive o gol que decretou a vitória por 5 a 4.

Foi mal: Julio César faz lambança e Grêmio sofre

Julio César não havia sofrido um gol sequer pelo Grêmio. Sofreu. E na jogada seguinte foi tentar driblar um adversário quando recebeu recuo, entregou a bola e Luciano marcou. O Fluminense que chegou a estar perdendo por 3 a 0, encostou com 3 a 2 ainda no primeiro tempo.

Grêmio faz três em 20 minutos...

Bastaram 20 minutos para o Grêmio abrir uma larga vantagem. Foram três gols, sendo o último ao fim de uma linda troca de passes. E a superioridade avassaladora se deu pelo choque de posturas que deu ao time gaúcho exatamente o que ele mais quer num jogo. Um adversário com as linhas adiantadas e que tenta sair jogando curto. A equipe de Renato Gaúcho lembrou seus melhores momentos com o eficiente sistema de pressão e nos pés de Jean Pyerre e Maicon encontrou espaços generosos nas costas da defesa adversária. Só que parou, logo em seguida, de jogar.

...mas "dorme" e leva virada do Flu

Depois de abrir três de diferença, o Grêmio teve um "apagão". Diminuiu o ritmo, tentou trocar passes e perdeu muitas jogadas. Sofreu um gol já perto do fim da etapa inicial e em seguida o goleiro Julio César foi protagonista de um lance bizarro em que uma falha acabou no segundo. Os lances animaram o Fluminense, que até ensaiou uma pressão antes da conclusão da primeira etapa e veio com tudo no segundo tempo. Após empilhar chances na etapa final, o Flu conseguiu empate no início, com Matheus Ferraz e passou a tentar a virada, que a esta altura já não parecia impossível. E conseguiu. Aos 26 com pênalti convertido por Pedro. Depois de estar perdendo, o Grêmio conseguiu empatar graças a um gol de Kannemann. Só que pouco antes do fim do jogo, a virada aconteceu. Mas já nos descontos, Yony González definiu a vitória.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4 X 5 FLUMINENSE
Data
: 05/05/2019 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Danilo Simon Manis e Neuza Inês Back
Renda: R$ 266.323,00
Público: 9.734 (total)
Cartões amarelos: Guilherme (FLU); Kanemann (GRE), Matheus Henrique (GRE);
Gols: André, do Grêmio, aos 5 minutos do primeiro tempo; Everton, do Grêmio, aos 12 minutos do primeiro tempo; Jean Pyerre, do Grêmio, aos 21 minutos do segundo tempo; Yoni González, do Fluminense, aos 38 minutos do primeiro tempo e aos 47 do segundo tempo; Luciano, do Fluminense, aos 40 minutos do primeiro tempo; Matheus Ferraz, do Fluminense, aos 9 minutos do segundo tempo; Pedro, do Fluminense, aos 26 minutos do segundo tempo; Kannemann, do Grêmio, aos 39 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO
Julio César; Léo Moura, Michel, Kannemann e Cortez; Maicon (Felipe Vizeu), Matheus Henrique, Alisson (Marinho), Jean Pyerre (Luan) e Everton; André.
Técnico: Renato Gaúcho

FLUMINENSE
Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Airton (Daniel), Bruno Silva, Allan e Guilherme (Pedro); Luciano (Igor Julião) e Yony González.
Técnico: Fernando Diniz