Topo

Grêmio

Grêmio encara o Flu dividido entre má campanha e decisão na Libertadores

Renato Gaúcho vive dilema entre campanha ruim e decisão por vaga na Libertadores - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho vive dilema entre campanha ruim e decisão por vaga na Libertadores Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2019 04h00

Por um lado é necessário usar força máxima para se recuperar dos dois jogos sem vitória no Brasileiro. Por outro é preciso poupar para garantir vaga nas oitavas de final da Libertadores. O Grêmio convive com este dilema hoje (05) contra o Fluminense a partir das 19h (de Brasília) na Arena.

O time de Renato Gaúcho tropeçou no início do nacional. Depois de perder para o Santos em casa na estreia, preservou titulares e não conseguiu vencer o Avaí em Santa Catarina. O empate em 1 a 1 significou o único ponto somado até agora.

E na Libertadores o começo também não foi bom. Após ser derrotado pelo Libertad e pelo Universidad Católica, porém, o Tricolor se recuperou com vitórias em série e depende apenas de um empate na próxima quarta-feira para se classificar às oitavas de final.

Mas caso seja derrotado, perde a vaga na competição continental. Por isso, o jogo também é considerado de alto risco e necessita total atenção.

Ou seja, hoje, nenhuma das competições autoriza preservação sem preocupações maiores. Ainda que o Brasileiro tenha 38 rodadas, o Grêmio não quer deixar o topo da tabela se distanciar, e patinar novamente poderia dar aos primeiros uma vantagem considerável.

Desta forma, Portaluppi pretende misturar titulares e jogadores que atuam no "time alternativo". Ao menos quatro jogadores importantes estão fora: Paulo Victor, Diego Tardelli, Pedro Geromel e Leonardo Gomes.

Everton, Jean Pyerre, Alisson, Maicon, são jogadores considerados titulares que podem reforçar o time pelo Brasileiro. Kannemann, pela falta de zagueiros disponíveis, irá atuar.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLUMINENSE
Data e hora
: 05/05/2019 (Domingo), às 19h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back (ambos de SP)
GRÊMIO: Julio César; Léo Moura, Michel, Kannemann e Cortez (Juninho Capixaba); Matheus Henrique, Maicon (Rômulo), Alisson, Luan e Everton; André (Vizeu).
Técnico: Renato Gaúcho
FLUMINENSE: Rodolfo; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique; Aírton, Bruno Silva e Allan; Everaldo, Pedro (Yony González) e Luciano.
Técnico: Fernando Diniz

Grêmio