Topo

Atlético-MG

Querido no Atlético-MG, interino exalta importância de técnico experiente

Bruno Cantini/Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

06/05/2019 04h00

Rodrigo Santana está agradando no comando do Atlético-MG. 100% no Brasileirão depois da vitória contra o Ceará por 2 a 1, o treinador interino também tem recebido o feedback positivo dos jogadores, além da diretoria, que tem planos de mantê-lo pelo menos até a chegada da Copa América. A cada evolução mostrada no time desde a saída de Levir Culpi, o técnico é questionado sobre uma possível efetivação no cargo. Da última vez que isso aconteceu, Rodrigo foi sincero e admitiu que vê a necessidade de ter alguém mais experiente no Galo.

Em 2017, Rodrigo foi eleito o melhor treinador do Campeonato Mineiro. Na ocasião, treinava a URT, de Patos de Minas. No ano passado, preferiu recuar um passo no sonho de treinar uma grande equipe e aceitou treinar o time sub-20 do Atlético. E é lá que ele estaria até agora se não tivesse que apagar o incêndio do Atlético nas últimas semanas. Por essas e outras, Rodrigo se coloca à disposição para continuar no clube, mas acredita ser necessário ver alguém menos cru, com o perfil de líder e mais experiência para passar os jogadores.

"O meu relacionamento com a diretoria é muito bom, muito tranquilo. Eu não tenho pressão do meu lado. E eles me dão total liberdade para que eu possa trabalhar, da mesma forma que eu converso com eles também. É importante ter um líder aqui também, experiente, da altura do clube. Isso é importante, é bom. Estou procurando fazer o meu melhor. Estou começando na minha carreira agora. Apesar de ter oito anos como treinador, sempre treinei time pequeno. Isso está sendo muito novo. Estou muito tranquilo sobre quando a diretoria falar: 'Vamos apresentar o treinador novo'. Eu vou aprender mais. Quanto mais o time estiver organizado, para eu passar as informações quando o treinador chegar aqui, maior é o sucesso do Galo e o meu sucesso", comentou o treinador de 36 anos.

Nas últimas semanas, o Atlético procurou alguns nomes, mas recebeu algumas negativas. O último deles foi Rogério Ceni, do Fortaleza. Tiago Nunes, do Athletico Paranaense, também falou publicamente que preferiu permanecer em Curitiba a mudar-se para Belo Horizonte. Além disso, o Galo também sondou a situação de Jorge Sampaoli, do Santos. Mesmo que o clube contrate um treinador, Rodrigo é cotado para permanecer como auxiliar técnico fixo, e já aprovou a ideia.

No ano passado, o Atlético também viveu situação bastante parecida. Depois de demitir Oswaldo de Oliveira no início do ano, o clube ficou por mais de quatro meses com Thiago Larghi, então auxiliar, na função de interino. Em junho, Larghi foi efetivado, permanecendo até outubro, quando foi substituído por Levir Culpi.

Atlético-MG