Topo

Internacional

O que está em jogo para o classificado Inter no duelo contra o River

Paolo Guerrero é a principal atração do Inter contra o River Plate nesta noite - Ricardo Duarte/Internacional
Paolo Guerrero é a principal atração do Inter contra o River Plate nesta noite Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

07/05/2019 04h00

O Inter entra em campo hoje às 21h30 (de Brasília) para enfrentar o River Plate pela última rodada do grupo A da Libertadores. Já classificado e em primeiro na chave, com o rival também já classificado em segundo, o jogo vale para os Colorados a melhor classificação possível na competição.

O sistema de mata-mata da Libertadores mudou há alguns anos. Antigamente, a classificação geral definia os confrontos da segunda fase. Agora há um sorteio entre os primeiros colocados e os segundos colocados.

Porém, quem ficar com melhor campanha da fase de grupos terá o benefício de fazer o segundo jogo do mata-mata em casa, a partir das oitavas de final. Essa vantagem seguirá até a semifinal, já que a decisão da competição continental será pela primeira vez em jogo único e em sede pré-definida. A final deste ano acontece em Santiago, no Chile.

O Inter soma atualmente 13 pontos na classificação e tem a segunda melhor campanha no geral, atrás apenas do Cruzeiro que já conquistou 15 pontos. Em seguida, entre os primeiros, Cerro Porteño, Palmeiras e Libertad têm 12.

Um tropeço contra o River poderá fazer qualquer time com 10 ou mais pontos passar o Inter, levando um eventual duelo decisivo para sua casa. Os jogos de mata-mata não contam para soma de pontos.

"É sempre bom estar jogando estes jogos. Mais um enfrentamento de pressão, na Argentina. Talvez não tenha tanto valor em termos de pontuação, mas é importante para pegar cancha para Copa do Brasil e Libertadores jogos como este. Temos que estar sempre jogando este tipo de partida", disse o goleiro Marcelo Lomba.

No aspecto psicológico, o Inter valoriza o jogo com River pelo retorno a partidas deste porte. Depois de passar pela Série B, voltar e se restabelecer no contexto nacional, estar novamente entre os grandes jogos continentais era um dos objetivos da temporada.

No entanto, ainda que valorize estes aspectos, o Inter não usará sua força máxima na partida. Os pendurados: Edenílson, Patrick e D'Alessandro, não serão utilizados já que se forem suspensos terão de cumprir no primeiro jogo das oitavas. E caso não tenham punição, os cartões são zerados para as fases seguintes.

FICHA TÉCNICA
RIVER PLATE X INTERNACIONAL
Data e hora
: 07/05/2019 (Terça-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Auxiliares: Alejandro Molina e Edson Cisternas (ambos chilenos)
RIVER PLATE: Armani; Camilo Mayada, Martínez Quarta (Rojas), Pinola (Lollo) e Angileri; Ponzio (De la Cruz); Fernández, Pérez e Palacios; Julián Alvarez e Pratto.
Técnico: Marcelo Gallardo
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado (Rodrigo Lindoso), Nonato, Camilo, Sarrafiore e Nico López; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann

Internacional