Topo

Palmeiras

Palmeiras prioriza Brasileiro e deixa obsessão por Libertadores de lado

Felipão cumprimenta Deyverson durante Palmeiras x Internacional - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Felipão cumprimenta Deyverson durante Palmeiras x Internacional Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

07/05/2019 04h00

Pelo menos por enquanto, o Palmeiras deixou um pouco de lado a obsessão pela Libertadores. Foi o que mostrou o planejamento feito por Luiz Felipe Scolari para o uso de seu elenco nos próximos dias. Embora tenha chance de ficar na primeira colocação geral da competição sul-americana, alguns dos melhores atletas serão poupados do jogo de amanhã, contra o San Lorenzo.

Já classificado para o mata-mata, mas ainda sem saber em qual posição, o Alviverde decidiu escalar força máxima na próxima rodada do Brasileirão, no jogo que vale a liderança, contra o Atlético-MG, no domingo. O treinador não revelou quem serão os poupados, mas adiantou que Deyverson provavelmente não atuará.

O atacante participou das três rodadas e dará lugar a Borja ou a Arthur Cabral contra os argentinos. Felipão ainda trocará pelo menos mais dois atletas. O número ainda pode aumentar caso um dos zagueiros ganhem descanso. Ele optou por fixar duas duplas de zaga, como já foi em 2018.

"Vamos ver para quarta-feira, também já posso adiantar que vou mudar de dois a três jogadores, porque já estamos classificados", disse Felipão. "Vamos jogar só pelo primeiro lugar do grupo, e tenho que pensar na sequência do Brasileiro".

No ano passado, o Alviverde colocou força máxima nas partidas da Libertadores e conseguiu ser primeiro colocado na classificação geral mesmo no chamado grupo da morte. O feito dá a vantagem de decidir os jogos em casa. O feito, no entanto, não impediu a eliminação diante do Boca Juniors na semifinal.

Melhor campanha e "gordura" no Brasileiro

Com sete pontos em três jogos, o Palmeiras é o único time que ainda está vivo na Libertadores que está entre os seis melhores do Brasileirão, uma vez que o Galo está eliminado. Nas outras duas rodadas após o Atlético-MG, inclusive, os adversários são desta zona: o Santos, o 4º colocado, e o Botafogo, o 6º.

A ideia de Felipão é manter a vantagem também no Nacional, para que o time tenha condições de brigar pelo título. É importante a "gordura" na tabela para que a situação no Brasileiro seja a melhor possível quando o mata-mata sul-americano começar a ser disputado.

Palmeiras